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Cianorte: Conceitos e traços comerciais se misturam no Unipar Fashion Days
Publicado em: 01/11/2013 às 17:01
Estudantes inovaram; resultado foi figurinos impecáveis, atraentes e arrojados
Não é de hoje que as cadeiras do Unipar Fashion Days são disputadas uma a uma pelos seus espectadores. O evento, que já está na sexta edição, procura sempre destacar o melhor de cada acadêmico do curso de Design de Moda da Universidade Paranaense, Unidade de Cianorte. Na edição deste ano veio para as passarelas um misto de conceito e traços comerciais, que fez o público se apaixonar e querer comprar as ideias propostas pelos futuros designers (entre 07 e 10/10).
Os desfiles evoluíram a cada peça e mostraram aos convidados, entre eles vários empresários do setor da moda, a intenção dos designers em relação ao espaço que querem assumir no mercado de trabalho de Cianorte. Na abertura, os calouros do curso imergiram no conceito do ‘5º elemento’ para produzir um look de moda feminina ou masculina. Fogo, água, terra, ar e amor (o 5º elemento) serviram de inspiração para produções mais conceituais que prezaram, principalmente, pela valorização dos traços artísticos, exibindo o que cada aluno tinha guardado para a sua estreia nas passarelas.
Baseadas na releitura de contos de fadas, como ‘Espelho, Espelho Meu’ e ‘Branca de Neve e o Caçador’, as peças apresentadas pela turma do 2º ano contaram com um cenário artístico representando as duas histórias, envolvendo e trazendo em cena alguns momentos nostálgicos da infância dos espectadores.
Fechando a programação, a turma do 3º utilizou as passarelas para exibir produto final para o mercado, pois as apresentações fizeram parte Pidi (Projeto Interdisciplinar de Design Individual), o qual representa o projeto de conclusão de curso. Desafiados a confeccionar, no mínimo, três produções diferentes dentro de um conceito de coleção, os acadêmicos foram instigados a explorar temas individuais, demonstrando seus traços e perfis para os futuros empregadores.
“Cada futuro designer de moda seguiu um conceito diferente, para assim tentar se destacar no meio de tantos outros. Portanto, referências românticas, clássicas, streetwear, cosmopolitas e também modernas fizeram parte do grande mix de ideias e produções, este que se resumiu em poucos minutos de desfile, mas que contaram com meses de preparação e estudos”, destaca o professor Marcos Lima, que ministra as disciplinas de Desenho, Execução de Produto, Laboratório de Criação e Pesquisa-Gestor de Moda.
Para a coordenadora do curso, professora Márcia Ruiz, o evento mais uma vez foi um grande sucesso, marcado pelo crescimento intelectual de cada estudante que participou dos trabalhos. “Coleções de verão e inverno adentraram a passarela, onde eles puderam demonstrar para toda a comunidade o talento que possuem”.
Texto: Colaborou Marília March Olenski, aluna do 3º ano