Você está aqui: Notícias > Governo do Estado lança em Umuarama campanha da vacinação contra febre aftosa
Governo do Estado lança em Umuarama campanha da vacinação contra febre aftosa
Publicado em: 30/10/2013 às 17:20
Com a presença do secretário Norberto Ortega, evento foi realizado no Câmpus do Hospital Veterinário da Unipar
O Reitor da Universidade Paranaense – Unipar, Carlos Eduardo Garcia, recepcionou na terça-feira a comitiva do Governo do Paraná para o lançamento oficial da segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa, realizado em Umuarama. O evento, presidido pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, foi realizado no Hospital Veterinário da Unipar.
Embora o Paraná esteja livre da doença (condição reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal), Ortigara enfatizou que a vigilância continua acirrada. A meta é imunizar 100% do rebanho do Paraná (bovinos e bubalinos), que passa de nove milhões de cabeças.
O presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Inácio Kroetz, disse concordar que o trabalho de vacinação deve ser encarado com muita seriedade, pois a excelência dos resultados colabora diretamente para valorizar a comercialização da carne no mercado internacional.
O Reitor, ao se pronunciar, falou sobre os projetos de pesquisa e extensão que a Unipar desenvolve, que contribuem diretamente no reforço das políticas de sanidade e de outras áreas importantes para o desenvolvimento de uma pecuária mais promissora. “A Unipar, ano a ano, amplia seus investimentos para que, nessa missão, consiga interagir com os produtores rurais de uma forma mais abrangente”, salientou.
Ao final, as autoridades vacinaram bois e vacas que fazem parte dos projetos da Unipar. Estudantes e professores de Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e de outros cursos afins prestigiaram o evento, que contou com a presença de vários profissionais da área e lideranças, entre elas, o vice-prefeito de Umuarama, Sérgio Frederico; o presidente do Instituto das Águas, Márcio Nunes; o diretor estadual da Adapar, Adriano Rezemberg; e o coordenador regional da Adapar, Roberto Carlos Machado.