Você está aqui: Notícias > Cascavel: Ciências Contábeis promove Fórum de Egressos
Cascavel: Ciências Contábeis promove Fórum de Egressos
Publicado em: 29/10/2013 às 14:20
O tema em destaque foi ‘Desoneração da folha de pagamento’, baseado na nova legislação
Em primazia pelo diálogo e reflexão de experiências em coletividade, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, reuniu seus professores, alunos e ex-alunos para a realização de seu Fórum de Egressos.
Somando a prática aos novos conhecimentos produzidos em âmbito acadêmico, surgiu a discussão de um assunto que permeia no cenário atual. Para ministrar palestra foi convidada a vice-presidente de Ética e Disciplina do CRC/PR (Conselho Regional de Contabilidade), Elizangela Kunh, que abarcou o tema ‘Desoneração da folha de pagamento’.
Segundo a conselheira, essa é uma alteração recente na legislação brasileira, que inclui atividades de varejo, indústria e serviços. “Trata-se uma tentativa do governo de transferir o custo do INSS patronal com a folha de pagamento, para um percentual a ser deduzido direto da Receita, que privilegia a empresa com maior número de empregados e reduz tarifas na folha. Não é opção da empresa”, pontuou.
Sobre quem se enquadra nos quesitos, a profissional destacou que a lei é vantajosa para quem desfruta de mais mão de obra, um exemplo é a construção civil. Lembra, ainda, que cada empresa envolve uma questão tributária, por isso a necessidade de entender o contexto macro para atuar em diversas empresas.
Na oportunidade, para compartilhar suas experiências profissionais foram convidados os egressos do curso Bruno Libera, Ângela Bonetti e Lucas Dias, debatendo sobre o mercado de trabalho, desafios da carreira e pontos fortes da graduação, buscando sempre frisar a importância do aproveitamento em sala de aula.
Segundo a coordenadora do curso, professora Maria Denardi, é importante o diálogo com egressos do curso para ter uma devolutiva do trabalho desenvolvido e incentivar os atuais acadêmicos. “Neste ano, ao invés de apenas trocarmos informações entre egressos e graduandos trouxemos uma palestra para ambos, pois mesmo depois de formados há a necessidade de continuar a se instruir; colocamo-nos e somos parceiros de nossos egressos”, diz.