UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Enfermagem participa da Caminhada pela Vida

Publicado em: 28/10/2013 às 11:50

Atividade celebrou ações do ‘Outubro Rosa’, movimento que estimula a população na luta contra o câncer de mama

Ao final da caminhada, balões cor de rosa com sementes de Ipê foram soltos no céu
Equipe de Enfermagem na Caminhada
Equipe de Enfermagem na Caminhada
Equipe de Enfermagem na Caminhada
Centenas de pessoas participaram
Vestidos de palhaços, estudantes do primeiro animaram a caminhada
Vestidos de palhaços, estudantes do primeiro animaram a caminhada
Paciente Vania Maria Jesus das Neves (ao centro) com a equipe do CSE

Recentemente, estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, participaram da ‘Caminhada pela Vida’, uma das diversas ações promovidas pela campanha Outubro Rosa, desenvolvida em todo o mundo com objetivo de estimular a população na luta contra o câncer de mama e colo do útero.

Usando camisetas com a cor rosa, representantes de entidades de classe e comunidade participaram da ação que envolveu centenas de pessoas. A caminhada começou na Praça Miguel Rossafa e seguiu pela Av. Paraná até à Praça Santos Dumont. Lá os futuros enfermeiros distribuíram esmaltes cor de rosa (símbolo do movimento) e folders com informações de como prevenir a doença.

Vestidos de palhaços, alunos do primeiro ano, que integram o projeto ‘Plantão da Alegria’, animaram a caminhada. Estudantes dos cursos de Educação Física e Odontologia também participaram. Ao final, balões cor de rosa com sementes de Ipê foram soltos no céu.

“Esta iniciativa é uma maneira de chamar atenção das mulheres e de toda a comunidade quanto à importância de fazer exames para prevenir ou detectar o câncer de mama precocemente”, ressaltou a coordenadora do PAAE (Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem), Neusa Viana, que acompanhou os estagiários.

Importância do exame

Vania Maria Jesus das Neves, de 50 anos, paciente do CSE (Centro de Saúde Escola), projeto de extensão do curso de Enfermagem, é uma prova da importância de se detectar o câncer de mama na fase inicial. No ano passado, ao seguir as orientações da equipe do projeto e fazer os exames de prevenção (autoexame e mamografia), ela descobriu que estava com o nódulo da doença nos seios. “Pensei que era uma doença terminal e que iria morrer”, lembra a paciente. Depois de passar por um ano de tratamento no hospital do câncer de Cascavel, onde fez 30 sessões de radioterapia, Vania foi curada da doença. “No começo do tratamento só pensava o pior, mas, aos poucos, fui me sentindo mais confiante e com ajuda dos médicos tudo deu certo”, diz. “Graças aos exames fui curada. Meu caso é um exemplo de que vale a pena se prevenir”, completa a paciente. “A prevenção é a melhor forma de se curar uma doença que está na fase inicial”, alerta a responsável técnica do CSE, Jamie Moura.

Redes sociais>