UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Curso de Odontologia conquista mais uma bolsa CNPq

Publicado em: 23/10/2013 às 15:50

O projeto de pesquisa contemplado relaciona a acupuntura no tratamento ao alcoolismo e viabilidade no SUS

Professora Daniela Boleta e a acadêmica Monique Marques, que ganhou a bolsa
Outra conquista: Com a professora Daniela, as estudantes Tatiana Bressler e Marlussy Soares

No Brasil, o alcoolismo afeta cerca de 19 milhões de pessoas, obrigando o SUS a gastar mais de R$ 1 bilhão por ano em tratamento e internações. E a cada mês, cerca de 3,5 mil pessoas são afastadas do trabalho por causa do consumo de álcool e drogas. O álcool também está envolvido no aumento no número de acidentes de trânsito e agressões.

Com a elaboração de projeto de pesquisa científica na área, a Universidade Paranaense – Unipar comemora mais uma bolsa CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), angariada pelo curso de Odontologia da Unidade de Cascavel. O projeto compõe a lista dos 27 aprovados no Programa de Ciência e Tecnologia da Saúde e a Unipar aparece como a única instituição paranaense, entre públicas e privadas do país.

O estudo intitula-se ‘Avaliação da acupuntura como coadjuvante no tratamento ao alcoolismo e sua viabilidade no SUS’. O quesito é atender à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde.

“O alcoolismo representa um grande ônus social e financeiro, faz-se necessária a busca por métodos efetivos e pouco onerosos de tratamento, nos quais se enquadram as práticas integrativas complementares e a acupuntura apresenta efeitos promissores no tratamento do alcoolismo”, afirma a coordenadora do projeto, professora Daniela Boleta Ceranto.

Segundo a docente, do ponto de vista técnico-científico, espera-se com os resultados da pesquisa fornecer mais dados clínicos do efeito da acupuntura como tratamento complementar ao alcoolismo. Considerando o baixo custo do tratamento e a relativa facilidade de aplicação da técnica, isso viabilizaria sua aplicação em larga escala no serviço público.

Também enaltece que projeto oportunizará um acadêmico desenvolver as atividades juntamente com o orientador e ser contemplado com uma bolsa, “o que é importante, principalmente, para quem vislumbra seguir carreira acadêmica”.

A estudante selecionada é do 2º ano, Monique Trzinski Marques, que também é integrante do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica): “Investir em pesquisa é um diferencial da Universidade Paranaense e esse fator contribui para a formação do aluno que se interessa. Vejo nesta pesquisa a oportunidade de adentrar ao campo social e de colher resultados positivos para o paciente dependente do uso de álcool”.

Consolidação do ensino e o incentivo à pesquisa

Este ano, o CNPq patrocinou outro projeto de saúde em parceria com a Unipar. A bolsa é fruto do esforço do curso de Odontologia no campo científico. As estudantes Tatiana Bressler e Marlussy Soares foram classificadas como bolsistas do CNPq/Unipar 2013-2014, respectivamente, com os projetos intitulados ‘Avaliação de um programa de orientação sobre o índice de biofilme dental em crianças carentes de Cascavel – PR’ e ‘Avaliação da importância do pré-natal odontológico: uma estratégia de prevenção em saúde bucal’, que já foram iniciados. A orientadora é também a professora Daniela de Cássia Boleta Ceranto.

Redes sociais>