UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Curso de Design de Moda realiza projeto de costura

Publicado em: 22/10/2013 às 17:30

Mais de trinta mulheres participam das aulas semanais; serão seis meses de escola, confeccionando roupas sob medida

Criação de moldes promove interação
Criação de moldes promove interação
Criação de moldes promove interação
Criação de moldes promove interação
Criação de moldes promove interação
Criação de moldes promove interação
Professor Gilberto Alves orienta projeto
Professor Gilberto Alves orienta projeto
A integrante do projeto, Irene Amaral

Desde o fim da segunda guerra mundial, a Indústria de Confecção é produzida pelo sistema de produção em massa, denominado prêt-a-porter, onde são empregados sistemas de numeração com tamanhos padronizados, as tabelas de medidas. Porém, nem todas as pessoas possuem corpos que se encaixam nas tabelas, sendo necessária a confecção de roupas sob medida.

O número de pessoas que trabalham com peças sob medida diminuiu muito com a industrialização, como costureiras e alfaiates. Neste contexto, o curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense – Unipar criou uma proposta para integrar ações que viabilizem o resgate produtivo, principalmente do público da melhor idade.

O coordenador do projeto, professor Gilberto Alves, explica que o intuito é proporcionar uma melhora na promoção da atividade motora e qualidade de vida, potencializando a capacidade individual, além de promover a autoestima, preparando para a confecção de roupas sob medida.

Os encontros semanais também permitem treinar os acadêmicos para a monitoria de oficinas práticas, integrando-os com a comunidade externa. A atividade envolve modelagem, técnicas tradicionais de confecção de roupas, interpretação de modelos de saias e vestidos e oportuniza novos conhecimentos tecnológicos de confecção.

Convidada por uma amiga, Clarice Chapuis diz que sempre quis aprender corte e costura, que adorou montar a peça pronta: “Gosto de artesanato e por isso me inscrevi no curso, além de me sentir produtiva. É gostoso todo o empenho de tirar a medida, fazer o molde, costurar, tendo bem mais valor o produzir do que o comprar pronto”. Outra participante é dona Irene Amaral. Ela diz que nunca costurou antes: “Fazer os moldes é o mais complicado, mas estou gostando bastante, já fiz uma saia evasê e vou começar a fazer algumas peças para a família”.

Redes sociais>