Você está aqui: Notícias > Umuarama: Eliminação de desperdícios envolve Seminário de Gestão de Custos
Umuarama: Eliminação de desperdícios envolve Seminário de Gestão de Custos
Publicado em: 21/10/2013 às 18:00
Assunto foi discutido pelo gerente do Sesi/Senai de Umuarama, Jolcir Eliseu Brum
Discutir situações reais de custos como ferramenta de gestão na busca do sucesso da empresa. Em torno desse propósito, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu o 7º Seminário de Gestão de Custos. Organizado pela equipe do projeto de extensão universitária Lacus (Laboratório de Ambiência em Custos), o encontro reuniu em torno de 400 estudantes, professores e profissionais.
O evento foi aberto com apresentação artística da Escola de Dança Ballerina. Em seguida, foi convidado para palestrar o gerente do Sesi/Senai de Umuarama, Jolcir Eliseu Brum.
Explorando o tema ‘Entendendo a Mentalidade Enxuta’, o profissional dividiu experiências sobre gestão de custos. “As empresas devem olhar para dentro dos seus processos de produção e comercialização, no intuito de eliminar os desperdícios e, com isso, alcançar uma maior lucratividade nos negócios”, alertou Brum.
Segundo ele, “trabalhar com eficácia requer conhecimento de gestão do negócio, em que as análises agronômicas, gerenciais e financeiras são elementos fundamentais para a maximização dos resultados e minimização dos custos”.
Na avaliação do coordenador do projeto, professor Gervaldo Campos, o Seminário, assim como nos anos anteriores, atingiu os objetivos esperados. “Abordamos a importância da eficiência na gestão dos custos de produção como instrumento de auxílio ao processo gestão”, destacou, ressaltando que o evento também busca o contato com a prática, aproximando os estudantes de profissionais experientes.
Para o coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, “a atividade propiciou reflexão perante um dos componentes mais importantes dentro da gestão empresarial: os custos. O tema foi abordado com exemplos práticos pelo palestrante, que enfatizou os desperdícios que ocorrem nos processos produtivos”.