UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Workshop de marketing instiga criativatidade dos estudantes

Publicado em: 10/10/2013 às 17:50

Equipes tiveram que desenvolver produtos e marcas; evento integrou Jornada de Adminitração e Gestão Comercial

Equipe da goma de mascar ClinDent: Pela grande expectativa de venda e aceitação no mercado, a intenção é patentear e comercializar o produto
Estande da goma de mascar ClinDent foi um dos mais visitados
Professora Ana Paula de Lima (ao centro) com a equipe da bolacha Nata’s Cookies
Visitante Bruno Eichingero aprovou a bolacha
Vinte e cinco equipes expuseram seus produtos no salão de eventos do Câmpus 3
Vinte e cinco equipes expuseram seus produtos no salão de eventos do Câmpus 3
Vinte e cinco equipes expuseram seus produtos no salão de eventos do Câmpus 3
Vinte e cinco equipes expuseram seus produtos no salão de eventos do Câmpus 3
Vinte e cinco equipes expuseram seus produtos no salão de eventos do Câmpus 3
Vinte e cinco equipes expuseram seus produtos no salão de eventos do Câmpus 3
Vinte e cinco equipes expuseram seus produtos no salão de eventos do Câmpus 3
Visitante Messiane Arrabal (de azul): “Adorei a bolsa; é diferente, prática; eu compraria”
Bolsa se transforma em cobertor
Bolsa se transforma em cobertor
Visitante degusta um dos produtos expostos no Workshoping
Visitante degusta um dos produtos expostos no Workshoping
Apresentações artísticas animaram a plateia na abertura da Jornada
Professores com empresários convidados
Ginástica maluca diverte participantes na abertura da Jornada
Profissionais, professores e estudantes das duas graduações prestigiaram a Jornada
Profissionais, professores e estudantes das duas graduações prestigiaram a Jornada
Profissionais, professores e estudantes das duas graduações prestigiaram a Jornada
Profissionais, professores e estudantes das duas graduações prestigiaram a Jornada
Profissionais, professores e estudantes das duas graduações prestigiaram a Jornada
Professor Vicente Gasparini em conversa com os empresários Carlos Françolin, Joaquim Martins e Clóvis Bruno
Professores e estudantes entregam alimentos arrecadados na Jornada à diretora da Apromo

Na Universidade Paranaense – Unipar diversas atividades são realizadas pelos estudantes ao longo da graduação, visando à prática acadêmica de conteúdos estudados em sala de aula e o contato com o dia a dia da profissão escolhida.

Uma delas é o Workshop de Marketing, que aconteceu no Salão de Eventos do Câmpus III e fez parte da 14ª Jornada de Ciências Empresariais e a 6ª Jornada de Gestão Comercial. O evento tem como foco propiciar aos acadêmicos do 2º ano de Administração a experiência de desenvolver um novo produto, uma nova marca.

“Nossa ideia é que eles desenvolvam o senso crítico para a criação dos benefícios de um novo produto e o que este trará de diferente ao consumidor daquele oferecido pelo concorrente. O processo de criação do produto também deverá estar atrelado a toda estratégia de marketing desenvolvida pela empresa de cada equipe”, ressalta a professora Ana Paula de Lima, que coordena os trabalhos.

O Workshop acontece há sete anos na disciplina Administração Mercadológica. Neste ano, 25 grupos participaram (no ano passado foram 20). A equipe formada pelos estudantes Camila Paiva, Adriana Santos, Allana Basso, Fábio Zago e Paulo Santos criou o produto Baggoo, bolsa que vira toalha de banho e cobertor.

“A ideia surgiu durante uma conversa do grupo. Um dos integrantes disse que tinha visto a bolsa que vira toalha de banho em programas de TV e na internet e, então, decidimos pesquisar; gostamos e resolvemos incrementar o produto. Devido ao intenso frio que aconteceu este ano, criamos, também, a bolsa que vira cobertor”, explica Camila Paiva.

O produto foi confeccionado pelo próprio grupo, com ajuda de uma costureira. “Se você estiver em um ambiente que está frio, como por exemplo, a sala de aula, o local de trabalho, a bolsa se torna uma ótima opção para se transformar em um cobertor e aquecê-lo. Já a que vira toalha pode ser utilizada como alternativa em vários locais, a praia é um deles”, conta Camila, afirmando que a bolsa chamou atenção no Workshop. “Adorei o produto; é diferente, prático, eu compraria para usar no meu dia a dia”, diz a visitante Messiane Arrabal.

Também fez sucesso no evento o ClinDent, uma goma de mascar que auxilia na higiene bucal. “Com sabores de canela e menta, nosso chiclete é indicado para aqueles momentos em que não é possível escovar os dentes, como após o almoço ou jantar em um restaurante. Além de ser refrescante, contém ativos que fortalecem o esmalte dos dentes e eliminam resíduos, protegendo-os contra as cáries e o mau hálito”, conta Maísa Pereira, que idealizou o produto ao lado dos colegas Aline Sabino, Carolina Mamede, Monica Rodrigues e Taise Rogoni.

Segundo ela, o produto teve uma excelente receptividade. “Pretendemos patentear e comercializá-lo, pois tem grande expectativa de venda e aceitação no mercado. Portanto vamos oferecer a ideia a indústrias e propor uma parceria; com isso poderemos entrar no mercado e ter a adesão do consumidor final com mais facilidade”, ressaltam os estudantes.

Outro produto que chamou atenção foi a bolacha Nata’s Cookies, que tem como igredientes a farinha de trigo, sal amoníaco, polvilho, ovos, leite, óleo, nata, açucar e abóbora. “É uma delícia. Tem textura e a combinação da nata com a abóbora ficou muito bom”, disse o visitante Bruno Eichingero ao degustar a iguaria. “Essa receita é da minha avó; é uma bolacha diferente, que não se encontra nas prateleiras do mercado”, afirma Jhonatan Felipe, um dos integrantes do grupo.

Na opinião da professora, o resultado foi excelente. “A cada ano que passa percebo mais esforço e compromentimento dos alunos, que têm oportunidade de pensar a administração de marketing de uma forma holística, agrupando em um único trabalho todos os conteúdos teóricos da disciplina estudados até aqui e conciliando segmentação de mercado, estratégias de produto, preço, praça e promoção em um mesmo objetivo”.

Ciências empresariais em debate

Além do Workshop, os estudantes também participaram de palestras e gincana. Na abertura, um grupo de estudantes do curso de Educação Física animou o público com a Ginástica Maluca. Em seguida, a mesa redonda composta pelos empresários Joaquim Martins, proprietário da Rede de Supermercados Planalto, Carlos Françolin, da Françolin Empreendimentos Imobiliários, e Clovis Bruno, proprietário da loja O Boticário, abriu os trabalhos da Semana. Mediados pelo professor Vicente Gasparini, eles dividiram com as turmas as experiência adquiridas nos negócios. O diretor da Unidade-Sede, professor Nilvio Ourives, prestigiou.

Outros profissionais gabaritados também foram convidados para palestrar. O professor Dalmir Sant´Anna trabalhou o tema ‘Vendas: comprometa-se com seu sucesso’; ‘O desafio das organizações na era do conhecimento’ foi o assunto discutido pela professora Lorena Gramms; e ‘Produção Enxuta’ ficou a cargo do professor Jolcir Eliseu Brum.

Atividades culturais, apresentadas por estudantes das duas graduações, também abrilhantaram a Jornada. Para o coordenador do curso de Gestão Comercial, professor Bruno Oliveira, o evento é de extrema importância para a formação dos alunos. “Discutimos assuntos relevantes e atuais, como vendas e a determinação na direção de um negócio”.

Durante a Jornada, os estudantes também participaram de uma campanha de arrecadação de alimentos. Os mais de mil quilos doados foram repassados à Apromo (Associação de Apoio à Promoção Profissional).

Expert

Durante a Jornada, estudantes de Administração e Gestão Comercial puderam também trocar conhecimentos e se divertir na Expert, gincana que tem por finalidade levá-los a praticar as teorias curriculares e conhecimentos gerais de forma lúdica. “Programamos várias tarefas, como as provas do monge e do caminho entrelaçado. Além da integração entre as turmas, é um meio de estimular os participantes a se empenhar nas questões de forma responsável e divertida”, enfatizou o coordenador do curso de Administração, professor João Codato.

Redes sociais>