Você está aqui: Notícias > Brasil é campeão do Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas
Brasil é campeão do Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas
Publicado em: 03/10/2013 às 16:30
Doze atletas e cinco técnicos das equipes da Unipar de Toledo e Cianorte integraram a delegação brasileira
A Seleção Brasileira mostrou muito talento e garra durante o 1º Campeonato Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas (HCR), realizado entre os dias 21 e 29 de setembro, no Ginásio do Tarumã, em Curitiba.
Com uma ótima performace dos atletas em quadra, a equipe sagrou-se campeã em todas as categorias. Além do Brasil, a competição contou com a participação das equipes da Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Uruguai e França e representantes de Portugual e Venezuela, que vieram para iniciar a prática da modalidade.
Doze atletas e cinco técnicos das equipes Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi/Prati-Donaduzzi e Unipar/Cianorte compuseram a delegação brasileira, que conquistou ouro nas categorias HCR4 A masculino, HCR4 B masculino, HCR4 feminino, HCR4 misto e HCR7. Todos são integrantes do projeto AMA (Atividade Motora Adaptada).
“Os nossos atletas fizeram bonito na competição. Além dos títulos, um ponto positivo foi a experiência adquirida durante a fase de treinamento e competição. Metodologias e treinos diferenciados, devido ao fato dos atletas estarem distribuídos em diferentes categorias com diferentes técnicos, possibilitaram a evolução tática e técnica”, avaliou o técnico da equipe da Unipar de Toledo e integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira de HCR4 feminino, Fernando Rosch.
Durante a competição, um passo importante para o fortalecimento da modalidade foi dado com a criação da Federação Internacional de HCR, na qual o professor Décio Roberto Calegari, ex-coordenador do curso de Educação Física da Unipar, Unidade de Toledo, foi escolhido como presidente.
“Além dos jogos e da aprendizagem técnica, a modalidade agora ganha mais organização e credibilidade com a criação da Federação Internacional, o que auxiliará no processo da inclusão do esporte nos Jogos Paraolímpicos”, enalteceu a coordenadora do projeto AMA, Unidade de Cianorte e integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira, professora Hellem Rodrigues.