Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Estudantes de Enfermagem promovem diversas atividades
Paranavaí: Estudantes de Enfermagem promovem diversas atividades
Publicado em: 02/10/2013 às 15:15
Ações contemplaram CSE, asilo Lins de Vasconcelos, creche Nossa Senhora Aparecida e centro da cidade
Como foco na promoção da saúde e no bem-estar da comunidade, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, promoveu diversas atividades sociais, que beneficiaram crianças e adultos.
No asilo Lins de Vasconcelos, os estagiários fizeram testes de glicemia e aferição da pressão arterial e orientaram sobre uso correto de medicamentos. Após cuidar da saúde dos idosos, o grupo promoveu uma divertida tarde de recreação, com momentos de dança, caminhada pelo pátio e prática de exercícios físicos.
Na creche Nossa Senhora Aparecida, as crianças passaram por avaliação da visão e audição. Aquelas que apresentaram algum déficit foram citadas no relatório entregue à direção da entidade, para depois serem encaminhadas ao médico especialista.
Já no Centro de Saúde Escola, por meio de dinâmicas e entrega de folders, as equipes orientaram sobre saúde mental, com foco na elevação da autoestima. As mulheres também puderam agendar exame papanicolau e coleta de material preventivo.
As atividades também se estenderam ao centro da cidade, onde os futuros enfermeiros orientaram sobre prevenção do câncer de mama, com demonstração da importância do autoexame para o diagnóstico precoce da doença. Informações sobre tipos de parto, cuidados com o bebê e as mamas durante o período de amamentação, higiene pessoal materna e dicas de como amamentar também foram repassados a gestantes.
As pessoas que passeram pelo Shopping também foram abordadas pelos estudantes, que ofertaram aferição da pressão arterial e esclareceram dúvidas de como prevenir alguns tipos de doenças.
As ações comemoraram o Dia da Responsabilidade Social, celebrado em 29 de Setembro. “Toda atividade voltada à promoção da saúde e ao convívio social faz o aluno refletir sobre qual é o verdadeiro papel como cidadão e como enfermeiro responsável pela qualidade de vida das pessoas” ressata a coordenadora do curso, professora Simone Baggio.