UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Pesquisa de Engenharia Civil visa recuperação de nascentes

Publicado em: 30/09/2013 às 14:40

Projeto de proteção beneficia reserva do jardim Esmeralda; em Cascavel são cerca de 1200 fontes

Orientador do projeto visita área, com estudantes e fiscal da prefeitura
Orientador do projeto visita área, com estudantes e fiscal da prefeitura
Grupo de Engenharia Civil avalia reserva para estudo
Professor Robson Maciel com o estudante Edelson França
Nascente no jardim Esmeralda entra em projeto de recuperação
Nascente no jardim Esmeralda entra em projeto de recuperação
Água utilizada por seis famílias passa por testes
Projeto visa consciência ambiental e melhoria da qualidade de vida de moradores

Educação vai além da apropriação do conhecimento técnico e científico. Na Universidade Paranaense – Unipar, o ensino contempla também a conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida dessa e de futuras gerações. A água doce é um elemento precioso para a sustentação da vida, por isso, o curso de Engenharia Civil da Unidade de Cascavel encabeçou um projeto de pesquisa para restauração de nascentes perenes de pequenos córregos.

O estudo já começou, em reserva de proteção no jardim Esmeralda. Participam os estudantes Marcelo Tonelli, Kássia de Souza, Edelson França e Jecieli Moro. O coordenador do projeto, professor Robson Maciel, ressalta que os primeiros passos executados foram análise da água e coleta de amostra do terreno para verificação em laboratório.

Para esse trabalho de proteção de fontes domésticas, a equipe utilizará como base o solo cimento e materiais que melhor se adaptam a realidade do local, enaltecendo ainda a importância dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável.

“O objetivo principal é a melhoria das condições de vida e saúde dos usuários e o entendimento da necessidade da preservação e proteção das reservas naturais de água como atitude prioritária para a manutenção da vida e do meio ambiente”, afirma o professor. E se as condições climáticas forem propicias o trabalho inicia no fim deste mês.

A nascente abastece seis famílias daquela região, que utilizam a água para fins básicos, como beber, cozinhar e para higiene pessoal. Há sete anos reside no local o casal Delmara e Ademilson Flazino, com os cinco filhos. Para eles, a queixa principal é o terreno ao lado, que tem acomodado resíduos da construção civil nos últimos três meses. “O entulho prejudica a vazão de água e ajuda na contaminação; se não cuidar a água pode não mais existir”, preocupam-se.

Nesta iniciativa, a Universidade recebe apoio da Prefeitura, via projeto ‘Águas Limpas’. Acompanhando o trabalho desde o início, o fiscal da Secretaria do Meio Ambiente, Vanderlei Marques, esclarece que o intuito é tornar a água da fonte viável para consumo, disponibilizando esse bem natural para mais pessoas.

“É um trabalho louvável da Unipar; o município não despende tanto de mão-de-obra e esse projeto vem atender aos anseios sociais e de saúde, além de direcionar os futuros engenheiros para as questões ambientais”.

Redes sociais>