Cascavel: Professora participa de Congresso de Arquitetura Paisagística
Publicado em: 25/09/2013 às 14:20
A arquiteta Deborah Paciornik traz para a Universidade experiências de profissionais do Brasil, México, Canadá e África do Sul
Com toda uma bagagem de conhecimento, o corpo docente da Universidade Paranaense – Unipar busca sempre se atualizar. A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Deborah Paciornik, acaba de retornar de Curitiba, do 3º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística, organizado pela Abap (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas).
Os temas abordados no evento envolveram a integração da Arquitetura Paisagística com o meio urbano, a formação e o papel do arquiteto paisagista na sociedade e os projetos e experiências profissionais de arquitetos paisagistas consagrados.
As palestras foram conduzidas por arquitetos renomados. Entre eles o mexicano Mário Garduño; o canadense Graham Young, radicado na África do Sul; Benedito Abbud, responsável pelo paisagismo do bairro Pedra Branca/SC e com certificação Leed; Isabel Duprat, responsável pelo restauro dos jardins do Instituto em Moreira Salles; Silvio Soares de Macedo, autor de livros direcionados aos parques e praças brasileiras; e Martha Cecília Fajardo, entre outros.
Paciornik ressalta que a visão holística da paisagem urbana, a busca da identidade cultural e histórica das cidades, a apropriação das pessoas e dos espaços livres urbanos foram assuntos que contribuíram para uma nova visão profissional: “Essas são abordagens imprescindíveis para serem repassadas aos alunos, já que se trata de uma forma de projetar analisando aspectos sociais, ambientais e culturais, trazendo ao aluno repertório para a concepção de projeto paisagístico”.
Outra discussão foi a valorização do profissional do paisagismo. De acordo com palestrantes, “o projeto paisagístico não deve jamais ser visto como um projeto complementar ao projeto arquitetônico ou urbanístico, mas as três áreas devem estar sempre integradas, trabalhando de forma interdisciplinar, para uma Arquitetura mais dinâmica, bela e funcional”.