UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Unipar prepara 'Ação Cultural' para alunos do ensino fundamental e médio

Publicado em: 04/09/2009 às 15:57

Com apresentações dos grupos do PIBIA (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística), temporada de espetáculos começa no mês que vem

Ação Cultural Unipar

A Universidade Paranaense – UNIPAR, via DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação), inicia no próximo mês uma série de apresentações culturais, através do projeto ‘Ação Cultural Unipar’.

Com edições de música, coro, teatro e dança será lançado o projeto na versão Ação Cultural UNIPAR/PIBIA nos dias 5, 09, 15 e 23 de outubro, no Teatro Neiva Pavan Machado Garcia. (Previsto inicialmente para agosto, o evento foi adiado por medida de prevenção contra a gripe Influenza A – H1N1).

A edição será direcionada para alunos das escolas da rede pública e particular de ensino e envolve os projetos de arte e cultura ocasionais, desenvolvidos pelo Campus-Sede.

Em novembro será realizado o projeto Ação Cultural – edição Dança, em que será apresentado o espetáculo do Balé do Teatro Guaíra (nos dias 13 e 14/11) e da Companhia Unipar de Dança (nos dias 19 e 20/11), com proposta de criação irreverente na dança contemporânea.

A Companhia se prepara desde o início do ano para as apresentações, que têm como tema ‘Imagens Desconexas’. Integram o grupo quatro bailarinos, Carlos Pereira da Silva, Paulo Vitor Quinalia, Tatiana Cecília Biaca e Valéria Silva, que é acadêmica de Educação Física e bolsista do PIBIA (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística).

“Pesquisamos as possibilidades de observação e visão que se obtém em uma janela ou outro elemento que limite nossa visão, ou mesmo as várias interpretações e possibilidades que uma mesma imagem pode oferecer de maneira diferente, a pessoas também diferentes”, explica o tema, a coordenadora do grupo, professora Solmara Castello Branco.

Segundo ela, a expectativa para as apresentações é muito boa: “O grupo está maduro e as pesquisas de movimento estão bem definidas e construídas dentro da proposta”. Na nova coreografia, o grupo mostra sua habilidade dividindo o palco com caixas de madeira, que complementam o cenário.

Todas as apresentações serão com entrada gratuita. “Nosso objetivo é dar acesso à cultura e à arte. O Teatro será aberto para as escolas, oportunizando aos alunos conhecerem um espaço físico relacionado à cultura e às apresentações realizadas pelos bolsistas do PIBIA”, diz o coordenador de arte e cultura, Alessandro Antonio Silva.

Redes sociais>