UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

MEC aprova primeiro curso de doutorado da Unipar

Publicado em: 23/09/2013 às 16:25

Aprovado com conceito 4 (o máximo é 5), disponibiliza dez vagas; processo seletivo acontece até o final do ano

Professor Régio Toesca, diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unipar

Reafirmando sua posição entre as melhores instituições de ensino superior do Paraná, a Universidade Paranaense – Unipar deu mais um grande passo na sua missão de produzir e disseminar o conhecimento. A Instituição acaba de receber autorização do MEC (Ministério da Educação) para oferecer seu primeiro curso de doutorado: o de Biotecnologia Aplicada à Agricultura.

O projeto foi aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), nessa segunda, 9. “A aprovação desse curso representa o reconhecimento do trabalho que já desenvolvemos com o nosso programa de mestrado, um curso maduro, consolidado, pautado por um leque de pesquisas de alto nível e com um time de professores muito bons”, defende o diretor do DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-graduação), professor doutor Régio Toesca.

Segundo ele, para ser aprovado, o projeto da Unipar passou por uma rigorosa avaliação da Capes. “O parecer favorável da entidade revela, também, que a nossa Instituição reúne as condições necessárias para a criação desse doutorado, dispondo de sólida infraestrutura em salas de aula, laboratórios e biblioteca”.

Toesca também afirma que o doutorado chega num momento oportuno: “Estamos em uma região onde o agronegócio está em franco crescimento e nada melhor que um curso de doutorado como esse para avançarmos nos assuntos relacionados às pesquisas que têm como principal propósito a busca pelo melhoramento genético de plantas, melhoria dos solos, aumento da produtividade e diminuição dos danos ao meio ambiente”.

Ele também lembra que essa conquista poderá alavancar os projetos do CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama), criado este ano. “O mais interessante é que justamente a primeira câmara criada, pelo CDU, foi a do Agronegócio, o que vale dizer que essa confluência de forças será positiva para toda a região e, podemos dizer, sem dúvida, para o Paraná”, argumenta o diretor.

O processo seletivo para as dez vagas ainda não tem data, mas até o final do ano deverá acontecer. Profissionais formados em Biologia, Engenharia Agronômica, Química, Medicina Veterinária, Farmácia e áreas afins poderão participar do processo. “Temos público amplo”, destaca, dizendo acreditar que o doutorado da Unipar tem grandes chances de sucesso.

Pós-doutores Outra notícia que está sendo comemorada pela Unipar é a liberação de três bolsas para pós-doutores realizarem projeto de pesquisa, na Unipar. A autorização, feita também pela Capes, contempla uma bolsa para cada um dos programas de mestrado ofertados pela Instituição: Ciência Animal, Direito Processual e Cidadania e Biotecnologia Aplicada à Agricultura. “É uma oportunidade ímpar de atrairmos pesquisadores de outras regiões do Brasil, de trazermos para o nosso meio acadêmico novas ideias, novos projetos, estimulando a integração com os projetos já desenvolvidos pela nossa Universidade”, comemora Régio Toesca.

Redes sociais>