UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Curso de Moda realiza Encontro de Atualização

Publicado em: 16/09/2013 às 15:20

Palestras, workshops e desfiles temáticos contemplaram a 10ª edição do evento

Professora doutora Francisca Mendes aborda sobre manufatura do vestuário
Em palestra, o engenheiro têxtil Ronaldo Vasques
Em palestra, o engenheiro têxtil Ronaldo Vasques
A coordenadora do curso, Ana Paula Pereira, abre o evento
Em palestra, o empresário no ramo da moda, Gildo Kist
O diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, abre evento
Professora da USP, Francisca Mendes, visita empresa com a professora Luciane Carneiro
Professoras Ana Paula Pereira, Francisca Mendes e Luciane Carneiro, em empresa do ramo da moda

Estilos influenciados por diversos aspectos moldam a forma de se comportar, vestir ou pentear. Com vistas para as tendências de consumo, o curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense – Unipar preparou seu 10º Encontro de Atualização em Moda. Um dos assuntos foi levantado pela professora da USP (Universidade Estadual de São Paulo), doutora Francisca Dantas Mendes. Autora do livro Redes de Empresas, a docente focou as estratégias competitivas na manufatura do vestuário de moda.

A professora abordou a cadeia têxtil e o objetivo de serem fornecedores da manufatura do vestuário. “O foco da moda reduz o ciclo de vida da fibra, renovando o fio a cada estação, criando novos tecidos, fibras e vestuário”, pontuou. Na oportunidade, Francisca visitou empresas em Cascavel e se diz feliz por ver que estão organizadas e podem até trabalhar com exportação: “Vimos preocupação com a modernização do processo fabril; isso mostra que o Brasil tem potencial para organizar a manufatura do vestuário”.

Entre as perspectivas atuais, o designer de moda, Gildo Kist, compartilhou sua experiência de três anos em congressos na Europa e os trabalhos desenvolvidos por todo o Brasil, como no Paraná Business: “O mercado da moda é eclético, precisamos sugerir algo que vá ao encontro e atenda ao comportamento ergonômico; também ensinar a trabalhar pró-moda, fortalecer pequenas e médias empresas, para que esses nichos ganhem força no setor, desenvolvendo potencial e criatividade”.

Outro convidado foi o engenheiro têxtil Ronaldo Vasques, professor da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Sua palestra versou sobre o tratamento de design de superfície para criação e moda, adentrando pelos aspectos de padronagem, tecidos e estampas, malharia, lavagem e bordado. “Os materiais têxteis exercem grande importância para a criação do produto em moda. Queremos peças diferenciadas, tecido que respire melhor, caimento e beneficiamento para a indústria da moda”, contextualiza.

Vários temas também foram destaques da semana: ‘Fotografia de moda’, com a egressa Ângela Galeski; ‘A moda e a contracultura’, com o professor doutor Maurício Schneider; e ‘Construção de figurino’, com o professor doutor Gilberto Alves. Houve, ainda, apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da pós-graduação em Design e Divulgação de Produtos de Moda, workshops e desfiles sobre tribos urbanas e arte circense.

Redes sociais>