Você está aqui: Notícias > Umuarama: Samu é discutido na 13ª Jornada de Enfermagem
Umuarama: Samu é discutido na 13ª Jornada de Enfermagem
Publicado em: 13/09/2013 às 16:50
Além de palestras, oficinas e mesas-redondas, divertida gincana fez parte da semana
Atividades culturais, palestras, oficinas, mesas-redondas e exposição de trabalhos foram a tônica da 13ª Jornada e o 4º Seminário de Pesquisa, promovidos pelo curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. O encontro reuniu estudantes, professores, ex-alunos e profissionais da área em cinco dias de interação e muita troca de conhecimentos (entre 26 e 30/08).
A coordenadora do curso, professora Maristela Azevedo, abriu a semana falando da relevância do evento para o aprendizado acadêmico. Depois, o enfermeiro Anderson Luiz Candiani, de Osasco/SP, foi convidado para falar sobre o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Após a palestra, os participantes puderam apreciar exposição, em forma de painéis, dos trabalhos realizados por estudantes do curso. Após serem avaliados por um grupo de profissionais, os autores dos três temas com os melhores conceitos receberam menção honrosa e ganharam um tablet.
As atividades continuaram com o ginecologista Ricardo Genofre, de Umuarama, que abordou o tema ‘Contraceptivo’. Para falar sobre ‘Prevenção de Câncer’ veio de Cascavel o diretor de relações públicas do Uopeccan, Wilson Riedlinger. Outo assunto pertinente que entrou em discussão foi ‘Assistência de Enfermagem ao Paciente Oncológico’, com a enfermeira Érica de Moras, também do Uopeccan.
Também atraiu atenção dos participantes o tema ‘Atenção à Saúde Indígena’, discutido pela mestranda da UEM, enfermeira Ana Carla Borghi. ‘Humanização e Práticas Diárias de Enfermagem em U.T.I.’ foi o assunto debatido pelo enfermeiro da Unipar, Washington Rogério de Sousa
Em mesa-redonda, o enfermeiro Anderson Candiani, a enfermeira Samira Haurani (coordenadora do Pronto Atendimento de Umuarama) e o tenente Dieferson, do Corpo de Bombeiros, discutiram o tema ‘Samu’.
Para complementar os conhecimentos dos participantes, a coordenação promoveu também as oficinas ‘Urgência e Emergência’ e ‘Revisão Integrada’. O diretor da Unidade-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, e a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irineia Bareta, prestigiaram as atividades.
Solidariedade x Diversão
Na Jornada também não faltaram animação e gesto de amor ao próximo. Foi numa divertida gincana, em que as turmas foram desafiadas a cumprir provas lúdicas, de conhecimentos sobre a profissão e filantrópica (arrecadação de alimentos). Os estudantes do primeiro ano foram os vencedores e ganharam um troféu. Os 362 litros de leite doados pelos participantes foram repassados aos idosos do Lar São Vicente de Paulo. A entrega foi feita nesta semana, pelo diretor, professor Nilvio, pela coordenadora, professora Maristela, e pelo diretor de Extensão da Unipar, professor Adriano Martins.