Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Música, dança e teatro fazem da 10ª Noite Cultural sucesso absoluto
Francisco Beltrão: Música, dança e teatro fazem da 10ª Noite Cultural sucesso absoluto
Publicado em: 12/09/2013 às 17:43
Integrantes do Tom Maior, Expressão Excêntrica e Teatreiros Priene arrasaram no palco do Espaço da Arte
A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu sua 10ª Noite Cultural com diversas atrações artísticas para a comunidade. Realizado em parceria com o Departamento de Cultura municipal, as atrações foram apresentadas no Teatro Eunice Sartori - Espaço da Arte, com performances dos três projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística (Pibia), que são: Tom Maior, Expressão Excêntrica e Teatreiros Priene.
O grupo musical Tom Maior, coordenado por Daniel Pereira Schossler, apresentou "Tributo à música gaúcha", uma homenagem aos artistas dos pampas dos mais variados gêneros musicais. O objetivo foi destacar a musicalidade peculiar desta região, trazendo um pedaço do Rio Grande do Sul a todos os espectadores.
O Grupo Expressão Excêntrica, coordenado por Daniel Ricardo Perin, levou a dança contemporânea para o palco com "Dentre Eu's". O espetáculo faz uma leitura das angústias de uma pessoa que não tem controle, nem entendimento sobre si mesma.
O Grupo Teatreiros Priene apresentou cinco esquetes (pequenas peças), começando com "Era uma noite de agosto", em que fez uma homenagem aos dez anos do Grupo Teatreiros Priene e dez anos de Noite Cultural. "É uma noite de orgulho para nós do teatro, pois foi conosco que este evento anual do Câmpus começou", comenta o diretor Maich Lampugnani.
As apresentações seguiram com "Boa Viajem", de Marcos Viana; "Greve do Sexo", de Aristófanes; "Poesia Suja", de Ferreira Goulartt; e "Terezinha" e "Geni e o Zepelin", de Chico Buarque. "As esquetes foram direcionadas para sentido poético de poesia escura", salienta o coordenador da trupe.
O evento, que marcou as comemorações do Dia do Estudante (11 de agosto), foi organizado pelo Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) e apoiado pela Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e da Divulgação Institucional (DEGCD) da Unipar. O diretor da Unidade, professor Claudemir de Souza, e a diretora do Departamento de Cultura de Francisco Beltrão, professora Soraia Quintana prestigiaram.