UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: No CPA, projetos de Psicologia beneficiam centenas de pessoas

Publicado em: 12/09/2013 às 11:00

Com objetivo de dar suporte psicológico, atividades individuais e grupais são oferecidas à comunidade

Sala de grupos – um dos ambientes especiais para projetos em Psicologia

Ser mais, ser Universidade. Esse status diferencia a Universidade Paranaense – Unipar de uma faculdade e a imprime um novo rumo - o de fortalecer a produção e divulgação científica de forma indissociável da extensão universitária, que contribui significativamente para a mudança da sociedade.

No campo da saúde mental, destaca-se o CPA (Centro de Psicologia Aplicada), importante projeto de extensão que atende a comunidade de Cascavel e região, oferecendo suporte psicológico individual ou em grupo e a instituições, proporcionando o exercício da profissão do psicólogo na área clínica e na prevenção e promoção da saúde.

Só no ano passado, mais de quinhentos atendimentos foram realizados por estudantes de Psicologia, nos estágios curriculares obrigatórios e em projetos de extensão, orientados por professoras do curso e pelas responsáveis técnicas do CPA. Além do atendimento individual a crianças, adolescentes, adultos e idosos, são realizadas atividades em grupos.

Todos os anos, dezenas de projetos acontecem via CPA, entre eles: Psicologia do Trabalho; Estimulação Precoce; Triagem Estendida (psicoterapia breve); Orientação Profissional; Oficinas Terapêuticas de Contos Infantis; Programa de Seleção de Pessoal para candidatos a vagas na própria Universidade; e desenvolvimento de palestras à comunidade com assuntos específicos da Psicologia.

Anexo ao prédio da Unipar, o CPA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 22h50, com supervisão das responsáveis técnicas Queli Peccini e Patrícia Marcio. Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas pelo telefone (45) 3321-1323.

Programas

Coordenado pela professora Helena Leandro, o Programa de Estimulação Precoce envolve crianças de 0 a 4 anos, visando identificar áreas do desenvolvimento em defasagem e elaborar um plano de atendimento individual, com atividades lúdicas e de psicomotricidade, minimizando ou eliminando o impacto do atraso no desenvolvimento global da criança.

Outro projeto que contribui para o alicerce profissional é o Acompanhamento do Egresso, que o orienta e apoia durante o período de inserção no mercado de trabalho. Sob a coordenação da professora Patrícia Novaki Aoyama, o foco é manter os ex-alunos atualizados em relação aos cursos desenvolvidos em sua área, motivar para a capacitação, propiciar a troca de experiências entre egressos e alunos do curso e apoiar frente ao desafio de enfrentamento da pluralidade de saberes da prática profissional.

UBS

No campo da extensão universitária destaca-se, ainda, o projeto na UBS (Unidade Básica de Saúde) do jardim Aclimação, que disponibiliza uma psicóloga responsável técnica. O foco é oferecer apoio psicológico para a comunidade interna e externa à UBS, por meio de atendimentos psicoterapêuticos grupais. De maneira direta, também permite treinar os acadêmicos a executarem o apoio terapêutico, favorecendo a aprendizagem na prática, além de atender uma demanda necessitada desse recurso.

“No ano passado foram realizados grupos com os funcionários da UBS e com as assistentes sociais do município, sempre objetivando trabalhar as questões interpessoais no ambiente de trabalho e ministradas palestras de prevenção aos cuidados com o câncer. Nesse ano há a continuação do trabalho com a equipe de funcionários”, destaca a coordenadora do projeto, professora Patrícia.

Redes sociais>