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4ª etapa do Circuito de Orientação reuniu mais de 200 atletas
Publicado em: 11/09/2013 às 16:51
De Umuarama e de outras cidades do Estado, todos participaram da prova realizada no pesqueiro Primavera
Com a participação de mais de 200 atletas, daqui e das cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Rio Negro, Guarapuava e Curitiba, a quinta etapa do 20º Circuito Paranaense de Orientação, sediada em Umuarama, repetiu o sucesso do ano passado, quando a cidade recebeu pela primeira vez o evento. Estudantes e professores do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, parceira na organização do evento, estão comemorando o ótimo resultado da competição realizada domingo, 01, no pesqueiro Primavera.
“Com a experiência adquirida no ano passado, vimos que estávamos mais preparados para receber a competição. Por isso, tudo ocorreu dentro do esperado e o resultado não poderia ter sido melhor. Também estamos muito felizes com o bom desempenho dos atletas da graduação na prova”, comemora a professora Gabriella Giroto, que esteve à frente dos trabalhos ao lado do Valdir Tasca, presidente do CIPO (Cobra Clube de Orientação de Cascavel).
O orientação é o esporte no qual o atleta percorre a pé uma rota previamente descrita em um mapa, a qual é balizada por pontos de controle colocados em locais estratégicos, como trilhas, borda de campos, construções, riachos, pedras, árvores. Atletas de ambos os sexos, com idade a partir dos 10 anos, podem praticar. Vence aquele que cumprir o percurso designado no menor tempo possível, utilizando apenas uma bússola como instrumento auxiliar de ‘navegação’.
“Quem pratica esse esporte adquire autoconsciência de manter a natureza preservada e ecologicamente equilibrada, fatores essenciais nos dias de hoje para a sobrevivência da espécie humana”, enfatiza a professora. Promovida pela Federação Paranaense de Orientação, a competição exige atenção, raciocínio rápido e velocidade.
Em Umuarama, a etapa começou no dia anterior, com atividade teórica e prática. No Câmpus III da Unipar, onde os atletas das outras cidades ficaram alojados, a organização ministrou um curso com as regras do esporte a todos os competidores.
No domingo, a prova começou às 10h, com a disputa em diversas categorias (masculino e feminino), entre elas a de elite e de iniciantes. Na largada, cada competidor recebeu uma bússola, um mapa com instruções do trajeto e um chip, utilizado para comprovar a passagem do atleta nos pontos de controle espalhados pelo terreno de abrangência da prova. Depois de passar por diversos obstáculos, os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com medalhas, pontuando para a contagem geral do Circuito.
Na cerimônia de premiação, a professora Gabriella Giroto e o curso de Educação Física, representado pela coordenadora, professora Silvia Sucupira, foram homenageadas pelo incentivo que vem prestando ao esporte nos últimos anos, possibilitando sua divulgação em toda a região noroeste do Estado.
“Para nós é uma grande satisfação receber esse prêmio. E sediar pela segunda vez uma etapa do Circuito é prova deste reconhecimento. Aos nossos alunos, é uma oportunidade de estar em contato direto com a organização, a realização do esporte e a natureza, se conscientizando da importância em preservar o meio ambiente”, afirma a coordenadora, que prestigiou a prova com o diretor da Unidade-Sede, professor Nilivio Ourives dos Santos, e o coordenador do Pileu (Programa Institucional de Lazer e Esportes Universitários), professor Carlinhos Berti.
Além do curso, o evento recebeu apoio da Direção Geral do Câmpus-Sede, da DEGEU (Diretoria Executiva de Gestão da Extensão Universitária) e das empresas Gelorama, Unimed e Sanepar.
Aliando teoria à prática
Mais de 40 estudantes de Educação Física participaram da organização e da prova. Para Paulo José Petrino, do 3º ano, a experiência foi incrível. “Muito bom...nos deparamos com vários obstáculos e pudemos testar o racíocínio rápido e os limites físicos. É também uma oportunidade de praticar algumas teorias aprendidas em sala de aula”. Concordando, a colega Jéssica Zinhani, do 4º ano, acrescenta: “Como participei o ano passado, hoje estava mais preparada para lidar com a bússola e o mapa. E para nós, profissionais de Educação Física, a competição é uma forma de trabalhar a recreação, a integração e a cooperação”.