Você está aqui: Notícias > Cascavel: Professora apresenta artigo em evento da computação
Cascavel: Professora apresenta artigo em evento da computação
Publicado em: 19/04/2010 às 11:18
No congresso técnico-científico, em Santa Catarina, a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Giani Ito, apresentou artigo, que foca a adaptação de um software as telas dos aparelhos celulares
A Universidade Paranaense – UNIPAR incentiva o intercâmbio de conhecimento, entre acadêmicos e professores, constantemente. No último mês, a coordenadora do curso de Sistemas de Informação, do Campus de Cascavel, professora Giani Carla Ito, participou do Computer on the Beach, em Florianópolis (nos dias 19, 20 e 21/3).
O congresso técnico-científico reuniu profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área da computação, para discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação aplicada, na praia dos ingleses, tendo como pano de fundo a educação, o entretenimento, a saúde, o meio ambiente, a engenharia e a cultura digital.
A professora apresentou o artigo ‘Identificação de Dispositivos Móveis utilizando Repositório de Perfis’, desenvolvido via PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). O trabalho, de sua autoria, foi premiado, como o melhor da categoria cultura digital.
De acordo com a pesquisadora, o desenvolvimento de sistemas para o ambiente móvel é considerado complexo, devido ao grande número de aspectos a serem analisados: constantes mudanças de localização e a diversidade de dispositivos, além de fatores, como tempo, espaço, conectividade, portabilidade e mobilidade.
“O trabalho apresenta formas de identificação do cliente móvel, como oUser-Agent, e o repositório de perfis proposto pela W3C, denominado CC/PP (Composite Capability Preference Profile) - descrição das potencialidades do dispositivo e das preferências do usuário”, explica. Testes realizados com simuladores foram demonstrados no estudo.
Segundo a docente, a pesquisa surgiu devido à diversidade de celulares existentes no mercado e aborda sobre como identificar um tipo de aparelho qualquer, para que um software possa se adaptar ao tamanho da tela do celular. O objetivo é colaborar para a identificação de múltiplos aparelhos, abrindo novos campos de estudo em direção a novas formas de implementação de sistemas móveis.
A professora afirma que um aspecto importante, com relação às arquiteturas estudadas, refere-se ao fato de que a utilização de mecanismos de reconhecimento, gera aplicações cientes de contexto, com capacidade de adquirir informações do usuário de modo automatizado, em tempo de execução.
O evento foi promovido pela Universidade do Vale do Itajaí, em parceria com o Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar.m Para a participação, a professora recebeu apoio financeiro do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente).