Você está aqui: Notícias > Cascavel: Desfile Le Cirque foca charme dos artistas
Cascavel: Desfile Le Cirque foca charme dos artistas
Publicado em: 09/09/2013 às 17:15
Palhaços, acrobatas, trapezistas e outros profissionais do circo foram homenageados, com peças conceituais e de mercado
Respeitável público, o show vai começar. Isso mesmo, desfile temático Le Cirque foi uma mistura de entretenimento, glamour e estilo artístico. Os formandos do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, foram os responsáveis pela produção, que atraiu os aplausos da plateia.
No palco, além do sucesso dos figurinos, desenvolvidos na disciplina de Execução de Produto pelos acadêmicos da 3ª série, palhaços reforçaram a arte circense e a alegria do picadeiro. Pipoca e algodão doce também fizeram parte do clima.
Segundo a professora Luciane do Prado Carneiro, orientadora, o objetivo foi fazer com que os alunos participassem de todas as etapas do desenvolvimento de um produto de moda, desde sua concepção, passando pelo planejamento e execução, até sua apresentação em forma de desfile, para demonstrar suas criações.
“A temática foi escolhida depois do brainstorm - tempestade de ideias e, desse exercício, foi feita a votação”, conta a docente, que elogia o resultado das coleções: “Realmente foi um dos mais bem realizados desfiles da disciplina; os alunos foram fidedignos aos projetos, atentando para a realização de um protótipo conceitual e outro comercial, da mesma proposta”.
O desfile dos formandos já está na 5ª edição e reúne muitos convidados. Ludi Dalmaso veio com o esposo prestigiar a filha Patrícia: “Foi criativo e inteligente, com peças que demandam alegria. É importante para os filhos, aqui estudantes, saberem que podem contar com o apoio da família nesses momentos de integração propiciados pela Universidade”.
As peças compuseram vários subtemas. Um deles, circo de horrores, foi criado pelas estudantes Rayane Moreira, Luana Wenggen e Alessandra Cardoso. O grupo explica que o objetivo foi elencar algumas doenças, como elefantíase, mulher barbada, homem cachorro e gêmeas siamesas, criando peças únicas.
Outra dupla se inspirou no Cirque du Soleil, que surgiu nos anos 1970. Os alunos Maico Sacheti e Simone Hoffmann fizeram um levantamento histórico da origem do circo e seus trabalhos até hoje: “O foco do Cirque du Soleil é a acrobacia e seguimos esse enredo, trabalhando com tecidos mais elásticos, cores para as próximas estações, a legging masculina, que é uma peça simples, mas não usada nas ruas, e o recorte verticalizado, seguindo a questão do trapézio. A ideia foi trabalhar do conceitual ao comercial”.