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Cascavel: Fórum Pedagógico reúne alunos de História e Matemática
Publicado em: 09/09/2013 às 15:30
O fator comum entre os cursos é a carreira de professor e a motivação é se preparar para prestar ensino de qualidade
Uma prática docente deve ser repleta de reflexões, leituras, ideias e discussões. A afirmativa foi base do Fórum Pedagógico dos cursos de licenciatura da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. As turmas de História e de Matemática se reuniram para assistir à palestra com a professora de língua portuguesa Tânia Bueno do Prado, sobre Leitura Multifacetada.
A professora discorreu sobre as diferentes formas de leitura necessárias no dia a dia, como leitura e interpretação de filmes, músicas, jornais e revistas, poesias e propagandas. “Existem signos, ícones a serem desvendados e, enquanto estudantes e futuramente professores, faz-se necessário saber identificar e traduzir esses símbolos, por isso é importante fazer a leitura de tudo que nos cerca”, afirmou.
O estudo também possibilitou analisar a linguagem enquanto um fenômeno com várias facetas, que permite muitas formas de manifestação, além de atentar para a responsabilidade do educador na construção da identidade do educando, por meio da leitura, da palavra e do mundo, sendo o professor um formador de opinião em sala de aula.
Para ministrar a palestra na segunda noite de Fórum foram convidadas as professoras Ivete Pellizzetti e Mirian Carvalho, que abordaram o tema ‘Inclusão’. As docentes fizeram um apanhado sobre a história das deficiências, os serviços de atendimento educacional especializado e rede de proteção. “A inclusão está na Lei e, em determinada época, o professor terá aluno especial em sala de aula e deve ser conhecedor da política educacional de inclusão”, justificam.
A Universidade também recebeu o historiador Vander Piaia, chefe do Núcleo Regional de Educação. Sua fala fez referência ao ‘Estado do Paraná e a formação docente’, contemplando a história da educação, o papel do professor e as políticas educacionais.
Os coordenadores de cursos, professores Fausto Irschlinger e Marivane Martin, respectivamente, acompanharam os trabalhos e concordam que, a partir da reflexão, busca-se alcançar mais facilmente os objetivos da educação, que é o aprendizado do aluno em relação ao conteúdo programado e aplicado, além de influenciar na formação do pensamento e crítica, principalmente no início dos anos escolares, na infância.