Você está aqui: Notícias > Umuarama: Jornada faz paralelo entre psicologia e arte cênica
Umuarama: Jornada faz paralelo entre psicologia e arte cênica
Publicado em: 03/09/2013 às 17:27
Outros assuntos entraram na pauta das palestras e conferência realizadas
Organizadores da 16ª Jornada de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, concluíram nesta semana o balanço do evento e comemoram os resultados positivos. A semana foi recheada de conhecimento, integração e atualização, com profissionais gabaritados dividindos suas experiências. Mais de duzentos participaram.
Debates, palestras, conferência e atividades culturais pautaram o evento. A abertura foi abrilhantada pela Orquestra de Violas de Umuarama, que tocou e cantou músicas sertanejas de rais. Depois, a psicóloga Selmara Merlo Londero, de Londrina, explanou o tema ‘Paradigma Estético: Arte Movimento Corpo’.
Na Casa Rosada, uma noite cultural divertiu professores e estudantes. O coordenador do Grupo de Teatro Unipar, ator Luiz Fernando Guarnieri, foi convidado para ministrar a palestra ‘Ator e a Psicologia’. “O ator é um profissional fascinante que navega entre a razão e a emoção, proporcionando vida e sentimento a 'alguém' inexistente”, afirma Guarnieri. Usando eslaides, ele mostrou os bastidores da preparação de um ator antes de subir ao palco, seus rituais e técnicas para intensificar sua concentração e, consequentemente, acomodar seu psicológico.
O ator também arrancou risos da plateia apresentando esquetes teatrais. A noite terminou com um coquetel de confraternização. O diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives dos Santos, e a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irineia Bareta, prestigiaram.
A Jornada continuou com os futuros psicólogos participando da conferencia ‘Psicologia no Brasil - Tradição x Inovação na formação profissional’, discutida pela renomada psicóloga Ana Maria Jacó-Vilela, doutora pela USP em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e professora de pós-graduação da UERJ.
Após assistir os filmes Melancolia, Precisamos falar sobre o Kevin e Corra Lola, corra, os estudantes debateram os temas com os docentes do curso, Jorge Antonio Vieira, Taise Signorini e Sylvia Mara de Freitas.
As atividades terminaram com a palestra ‘Psicologia e novas políticas cognitivas: diálogos sobre gênero e sexualidades na escola’. Para falar sobre o assunto foi convidado o docente Leonardo Lemos de Souza, da UNESP/Assis. A Jornada comemorou o Dia do Psicólogo, festejado no dia 27 de agosto.
“Nosssos objetivos foram plenamente alcançados, principalmente em relação à diversidade e amplitude de referências teóricas e abordagens metodológicas na atuação do profissional da psicologia. Também ficamos felizes com o bom desempenho de nossos alunos, que foram participativos durante toda a semana”, destaca a coordenadora do curso, professora Danielle Barreto.