UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Estudantes utilizam o jogo ‘banco imobiliário’ em sala de aula

Publicado em: 03/09/2013 às 16:47

Objetivo é contabilizar todas as ações do jogo, fazendo com que a atividade leve à prática contábil em tempo real

Professora Queila Bosio orienta a turma na atividade

A professora Queila Fabris Bosio, do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, trouxe à sala de aula uma inovação no ensinar da prática contábil. Utilizando o clássico jogo ‘Banco Imobiliário’, na versão moderna com cartão de débito, os alunos contabilizam todas as ações do jogo, como compra, venda, pagamentos e recebimentos, o que faz com que o jogo leve à prática contábil em tempo real.

Segundo a professora, o objetivo do jogo é tornar o jogador o proprietário mais rico e poderoso do tabuleiro. “Isso é possível porque à medida que os jogadores compram títulos e propriedades, esses adquirem cada vez maior poder de mercado. E o jogador que cai na propriedade de terceiros fica, cada vez mais, com menos opções de preços baratos”, explica a docente, ressaltando que o jogo incentiva o monopólio de quarteirões para agregação de valor de maneira a construir casas e hotéis.

Bosio afirma ainda que a meta do trabalho é que de todas as operações do jogo sejam contabilizadas pelas empresas/equipes e estas elaborem suas demonstrações contábeis, que posteriormente serão publicadas. “Utilizar o jogo é uma maneira de estimular os alunos a vivenciar a dinâmica contábil, evitando o uso de exercícios prontos, com lançamentos estáticos”.

E acrescenta: “Com o jogo é possível realizar os lançamentos de forma dinâmica, assim como ocorre nas empresas: compra e venda, recebimentos e pagamentos, multas e juros, ganhos e perdas. E tudo em tempo real, de forma a prender a atenção do aluno fazendo com que ele acompanhe todas as ações dos jogadores de sua equipe e das equipes adversárias, tal como é na prática”.

Redes sociais>