Você está aqui: Notícias > Umuarama: Na Unipar, 250 estudos de iniciação científica focam escândalos financeiros
Umuarama: Na Unipar, 250 estudos de iniciação científica focam escândalos financeiros
Publicado em: 30/08/2013 às 18:15
Apresentados no 3º Enicon, oitenta obtiveram conceito ótimo e foram apresentados pelos estudantes
Focando o tema ‘O Papel da Contabilidade Diante dos Recentes Escândalos Finaceiros no Brasil’, o 3º Enicon (Encontro de Iniciação Científica do Curso de Ciências Contábeis) foi um grande sucesso. Com mais de 250 trabalhos inscritos, o evento reuniu estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama.
Foram dois dias de muita troca de conhecimentos, em abordagens de temas de diversas áreas (entre 21 e 22/08). Todos os trabalhos foram avaliados pelos professores do curso e os 80 que obtiveram conceito bom foram apresentados por seus autores na forma oral.
E os estudantes que obtiveram conceito ótimo na avaliação foram premiados. Eles receberam certificado para incrementar o currículo. Os professores Clóvis Uliana (coordenador), Isabel Gozer e Gervaldo Campos também receberam certificado por orientar o maior número de trabalhos selecionados para o Encontro.
Uma palestra do professor Oscar Lopes, do Centro Universitário Isabela Hendrix, de Belo Horizonte/MG, e membro da Comissão do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, fez parte da programação.
Abordanto o tema ‘A Formação do Universitário passa apenas pela informação?’, Hendrix fez um paralelo entre a formação acadêmica e a informação, destacando a importância do network e os requisitos principais na construção de uma carreira de ponta.
“A pesquisa é uma ferramenta importante na formação acadêmica, oportunizando uma visão crítica dos fatos. Por isso, o Enicon veio para ficar, exercendo esse importante papel, o de dar apoio metodológico para que o nosso aluno possa desenvolver seus projetos”, enfatiza o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar, professor doutor Régio Toesca, que, com o coordenador do curso, abriu o evento.
“Estou muito feliz. Estamos na terceira edição e o Enicon já é considerado um dos grandes eventos da Unipar. Isso comprova que o nosso estudante entendeu a importância da pesquisa científica na sua formação acadêmica”, emendou Uliana.
A cerimônia, realizada no Câmpus III, foi abrilhantada pela Companhia de Balé Thais Lavos e a Orquestra de Violas de Umuarama. Ambas as apresentações arrancaram muitos aplausos do público. O diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives dos Santos, e o delegado regional do CRC, Reinaldo Struckel, prestigiaram.
Exposição de Quadros
A coordenação do curso colocou em exposição, nos corredores da graduação, seis quadros com informações das demonstrações financeiras elaboradas dentro do projeto de extensão ‘Laboratório de Ambiencia em Auditoria, Perícia Contábil e Planejamento Tibutário’. As informações são o resultado final do trabalho realizado dentro de uma empresa fictícia, o qual obedeceu as normas internacionais de contabilidade. O material servirá como fonte de estudos para os futuros contadores.