Você está aqui: Notícias > Umuarama: Clínica Odontológica beneficia população com dentadura
Umuarama: Clínica Odontológica beneficia população com dentadura
Publicado em: 22/08/2013 às 17:48
Destinadas a pessoas de baixa renda, cerca de 120 unidades são confeccionadas por ano
“Um belo sorriso é o melhor cartão de visita”. Quem nunca ouviu essa expressão? Além de demonstrar zelo com a aparência e boa higiene pessoal, um sorriso bonito também vira sinônimo de simpatia. Dentes, gengivas, bom hálito, enfim, manter a saúde bucal é de fundamental importância para nos relacionarmos com outras pessoas de maneira agradável e confortável.
E quando algo está errado com nossos dentes nota-se “de cara”. Vários são os motivos que podem provocar a perda parcial ou total dos dentes: doenças, falta de higiene, acidente e até uma pancada. “A falta de dentes torna-se um problema sério, pois prejudica a mastigação e afeta diretamente a autoestima da pessoa”, atenta o professor Cesar Aurélio Zaze, que ministra a disciplina de Prótese Fixa e Total no curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar.
Para o tratamento, ele lembra, é necessária a reabilitação protética com colocação de prótese fixa ou removível (parcial ou total; essa, conhecida como dentadura). Na Cliníca Odontológica da Unipar esse tipo de tratamento está entre os serviços oferecidos gratuitamente à comunidade (só é cobrada uma taxa pelos serviços do laboratório protético).
“A prótese dentária é imprescindível à saúde geral, pois uma boa mastigação propicia uma melhor digestão, aumentando a absorção dos nutrientes, tanto para idosos como para jovens”, explica Zaze, avisando que a Unipar está cadastrando interessados em próteses.
Em 2012, mais de 120 próteses foram confeccionadas no projeto de extensão do curso de Odontologia. Uma delas foi a do seu Milton Ferreira da Silva, 53 anos. “Agora me sinto bem melhor. Tinha dificuldade de mastigar e com a protése tudo ficou mais fácil; estou satisfeito com o resultado final e minha vontade de sorrir voltou”, conta, agradecendo todo o apoio que recebeu da equipe da Unipar. “O professor e os estudantes são atenciosos e me deixaram bem à vontade; fui bem recebido e o tratamento foi tranquilo”.
Ele foi atendido pelas estagiárias Pollyane Bortolucci e Patrícia Secundo, do 4º ano. “Esta vivência do cotidiano da profissão nos ensina a lidar com as pessoas, nos levando a exercitar nossos conceitos de atendimento e de relações humanitárias e a nos preparar para os desafios que virão, sem contar a oportunidade que temos em embasar todo o conteúdo teórico nessas aulas práticas”, diz Bortolucci. “A parte prática também ajuda a decidir que área seguir. Gosto da clínica de prótese e implantodontia; vou optar por uma das duas”, emenda a colega.
O professor reforça que as atividades práticas do projeto são fundamentais: “É uma vivência clínica importante para a formação dos nossos estudantes, pois eles têm a oportunidade de acompanhar e ajudar a resolver diferentes situações”.
SERVIÇO
A Clínica Odontológica fica na Unidade-Sede da Unipar. Para agendar atendimento, as pessoas interessadas em fazer prótese podem ligar no telefone (44) 3621-2844.
Comunidade
Com cerca de duzentos alunos, o curso de Odontologia da Unipar é um dos que mais interagem com a sociedade, em projetos educativos e de prestação de serviços. As ações, que compuntam cerca de trinta mil atendimentos por ano, são pautadas no compromisso com a responsabilidade social e na preocupação de ampliar as oportunidades para os alunos terem contato com pacientes desde o início do curso. Nas ações desenvolvidas na Clínica Escola do curso, no Câmpus-Sede, os estagiários atendem, sob supervisão dos professores, nas áreas de dentística, periodontia, endodontia e prótese. “Aqui nosso estudante é treinado para dar o melhor de si nos atendimentos, oferecendo tratamentos de excelente qualidade técnica e humanística”, destaca a coordenadora do curso, professora Cíntia Araújo.