UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Semana Acadêmica de Engenharia Civil diversifica temas

Publicado em: 21/08/2013 às 17:40

Discutiu-se estudos no Brasil e exterior, mercado e tendências: pré-fabricados, acústica, PVC, corrosão e outros

Carlos Aurélio Nadal, da UFPR, fala de mercado de trabalho e educação continuada
Concurso do APO reúne turmas de Engenharia Civil
Concurso do APO reúne turmas de Engenharia Civil
Equipe recebe prêmio no Concurso do APO
Da Corzim International, Antônio de Souza Neto
Esquadrias de PVC, com o gerente de Marketing Michael Lochner
Representante do CREA, com os professores Célia Fontes e Robson Maciel
Engenheiro civil, representante da prefeitura, ministra palestra
O engenheiro civil Adir Torres, com os professores Marcelo Ribeiro e Célia Fontes

O curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar fomenta em seus eventos a excelência profissional e a busca por novos horizontes, presentes na discussão da Semana Acadêmica. Realizada nesse mês, a palestra de abertura versou sobre ‘Mercado atual da Engenharia Civil - Como se preparar para enfrentar esse mercado altamente competitivo’, com o professor Dr. Carlos Aurélio Nadal, do departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná.

Sobre as necessidades e oportunidades atuais do Brasil atentou para as áreas de energia elétrica, infraestrutura de transportes, transporte terrestre ferroviário, transporte hidroviário, portos e aeroportos, indústria do petróleo, plantas de fábricas, habitações, planejamento e projeto de engenharia, engenharia de segurança no trabalho e ambiental.

Também argumentou sobre a Resolução 218 – Confea, tipo de projetos de engenharia, estudos de viabilidade técnica-econômica e ambiental (evtea), preparação do engenheiro para o mercado e cursos de pós-graduação, enfatizando o papel das universidades neste processo de qualificação, professores capacitados, laboratórios, investimentos de longo prazo e tecnologias atuais, prestação de serviços à comunidade, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

O engenheiro civil, Renato Bressan, falou sobre casas e edifícios pré-fabricados em madeira, sistemas construtivos, ferro fundido e aparecimento do cimento Portland e do ferciment. “A utilização do pré–fabricado está bem presente na arquitetura contemporânea; é uma solução moderna, demanda de obra rápida e retorno de investimento em curto prazo, devido à escassez de recursos, inclusive humano, além de vantagens de flexibilidade, acabamento que casa com outras estruturas, controle de qualidade e questões ambientais”.

Outro convidado a palestrar foi o coordenador técnico e de vendas da Corzim International do Paraná, Antônio de Souza Neto, de Curitiba. Sua discussão frisou a proteção anticorrosiva através da pintura e os meios ambientais de agressividade. Também esclareceu sobre o ISO 12944 – determinação dos meios corrosivos e seus graus de classificação para a proteção do aço e concreto.

O gerente de Marketing, Michael Lochner, abordou o tema soluções térmica e acústica, janelas e portas de PVC. Falou da escolha do material para isolamento, principalmente entre apartamentos, formas de instalação, uso do vidro, conforto, uso do ar-condicionado com redução em até 50% no consumo de energia, construção verde, novas normas de desempenho acústico e vedações, baseado na tecnologia alemã.

O evento contou ainda com palestras sobre ‘O processo de aprovação de projetos em Cascavel’, com o engenheiro Adir Torres, e ‘ Sistema Confea/Crea e atribuições do engenheiro civil’, por Geraldo Canci, além de oficinas diversas. O encerramento foi com o Concurso do APO (Aparato de Proteção ao Ovo), com a construção de pórticos de concreto aramado para suportar cargas dinâmicas.

Redes sociais>