Você está aqui: Notícias > Cascavel: Semana Acadêmica de Engenharia Civil diversifica temas
Cascavel: Semana Acadêmica de Engenharia Civil diversifica temas
Publicado em: 21/08/2013 às 17:40
Discutiu-se estudos no Brasil e exterior, mercado e tendências: pré-fabricados, acústica, PVC, corrosão e outros
O curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar fomenta em seus eventos a excelência profissional e a busca por novos horizontes, presentes na discussão da Semana Acadêmica. Realizada nesse mês, a palestra de abertura versou sobre ‘Mercado atual da Engenharia Civil - Como se preparar para enfrentar esse mercado altamente competitivo’, com o professor Dr. Carlos Aurélio Nadal, do departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná.
Sobre as necessidades e oportunidades atuais do Brasil atentou para as áreas de energia elétrica, infraestrutura de transportes, transporte terrestre ferroviário, transporte hidroviário, portos e aeroportos, indústria do petróleo, plantas de fábricas, habitações, planejamento e projeto de engenharia, engenharia de segurança no trabalho e ambiental.
Também argumentou sobre a Resolução 218 – Confea, tipo de projetos de engenharia, estudos de viabilidade técnica-econômica e ambiental (evtea), preparação do engenheiro para o mercado e cursos de pós-graduação, enfatizando o papel das universidades neste processo de qualificação, professores capacitados, laboratórios, investimentos de longo prazo e tecnologias atuais, prestação de serviços à comunidade, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
O engenheiro civil, Renato Bressan, falou sobre casas e edifícios pré-fabricados em madeira, sistemas construtivos, ferro fundido e aparecimento do cimento Portland e do ferciment. “A utilização do pré–fabricado está bem presente na arquitetura contemporânea; é uma solução moderna, demanda de obra rápida e retorno de investimento em curto prazo, devido à escassez de recursos, inclusive humano, além de vantagens de flexibilidade, acabamento que casa com outras estruturas, controle de qualidade e questões ambientais”.
Outro convidado a palestrar foi o coordenador técnico e de vendas da Corzim International do Paraná, Antônio de Souza Neto, de Curitiba. Sua discussão frisou a proteção anticorrosiva através da pintura e os meios ambientais de agressividade. Também esclareceu sobre o ISO 12944 – determinação dos meios corrosivos e seus graus de classificação para a proteção do aço e concreto.
O gerente de Marketing, Michael Lochner, abordou o tema soluções térmica e acústica, janelas e portas de PVC. Falou da escolha do material para isolamento, principalmente entre apartamentos, formas de instalação, uso do vidro, conforto, uso do ar-condicionado com redução em até 50% no consumo de energia, construção verde, novas normas de desempenho acústico e vedações, baseado na tecnologia alemã.
O evento contou ainda com palestras sobre ‘O processo de aprovação de projetos em Cascavel’, com o engenheiro Adir Torres, e ‘ Sistema Confea/Crea e atribuições do engenheiro civil’, por Geraldo Canci, além de oficinas diversas. O encerramento foi com o Concurso do APO (Aparato de Proteção ao Ovo), com a construção de pórticos de concreto aramado para suportar cargas dinâmicas.