Você está aqui: Notícias > Dr. Bactéria dá show na Universidade Paranaense
Dr. Bactéria dá show na Universidade Paranaense
Publicado em: 19/08/2013 às 15:50
Após cinco anos, Unipar traz novamente para Cascavel o renomado biomédico, Dr. Roberto Figueiredo
Mais de setecentas pessoas prestigiaram a palestra ‘Hábitos errados – a importância da tomada de atitudes’, ministrada pelo biomédico e consultor Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria. A promoção foi dos cursos de Biomedicina e Ciências Biológicas da Universidade Paranaense e foi aberta também à comunidade externa.
Dr. Bactéria é autoridade brasileira em saúde pública e um dos maiores especialistas em higiene de alimentos. Sucesso na TV, já apresentou quadro no programa Fantástico, na Rede Globo, e, hoje, é contratado da Record. Publicou os livros ‘Padrões e procedimentos operacionais de sanitização’, ‘Guia prático para evitar doenças veiculadas por alimentos’, ‘Programa de redução de patógenos’, ‘As armadilhas de uma cozinha’ e ‘Xô Bactéria’.
O Dr. Figueiredo deu dicas para a saúde, como não utilizar utensílios de madeira na cozinha; e frutas, explicou, devem ser guardadas na geladeira e lavadas depois de geladas, sendo eficiente no processo de limpeza a mistura de uma colher de água sanitária por litro de água, agindo por 5 minutos.
No mundo, segundo dados apresentados, 1,5 bilhões de crianças com até cinco anos adoecem de diarréia por ano, o que gera três milhões de mortes, 70% por manipulação incorreta de alimentos. Também questionou alguns hábitos errados, como lavar a carne, o que aumenta a contaminação, e armazenar alimentos perecíveis na porta da geladeira – como ovos, devido a maior alternância de temperatura.
A palestra foi dinâmica e cheia de curiosidades. O Dr. Bactéria informou que não se deve dar mel a criança antes de um ano de vida, não devem soprar a comida para esfriar e nem soprar velas do bolo de aniversário; que os alimentos perecíveis não devem ser mantidos fora da geladeira mais que duas horas e, mesmo quentes, devem ser levados destapados para refrigeração. “O produto quente não compromete o funcionamento do eletrodoméstico”, disse.
Além de brincar com os costumes repassados há gerações dentro de casa, enalteceu aos estudantes que para atuar na área da saúde é necessário “ter atitude”, pois o princípio da profissão é ajudar o outro: “Em grupo é mais fácil tomar atitude e as melhores atitudes não custam nada. Não espere para tomar uma atitude, pois em busca do ótimo não se faz o bom”.
Prestigiaram o evento o diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, Irineia Baretta, e o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Pacheco. No comando dos trabalhos estavam os coordenadores de curso, Raphael Sadh (Biomedicina) e Sônia Mello (Ciências Biológicas).