Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Nutrição promove visita técnica a estabelecimentos em Toledo
Francisco Beltrão: Nutrição promove visita técnica a estabelecimentos em Toledo
Publicado em: 16/08/2013 às 14:00
Alunas conheceram o funcionamento da cozinha social, restaurante popular, banco de leite humano e uma vinícola
Acadêmicas e professoras do curso de Nutrição da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Francisco Beltrão, participaram de uma visita técnica ao município de Toledo (em 08/08). As alunas da terceira, quarta e quinta séries, acompanhadas das professoras Vivian França (coordenadora do curso) e Mirian Cozer, tiveram oportunidade de conhecer a cozinha social, um dos restaurantes populares, o banco de leite humano do Hospital Bom Jesus e a Vinícola Dezem. O objetivo foi a visualização da prática a partir dos conhecimentos vistos na teoria, em sala de aula.
Na cozinha social de Toledo, as visitantes foram recepcionadas pela nutricionista e responsável técnica Sofia Perinazzo, que explicou cada área, função, distribuição de atendimentos e fluxo de produção, ressaltando a importância do projeto para a comunidade em geral.
O estabelecimento produz cerca de 3 mil refeições todos os dias para restaurantes populares (são cinco no total) e 10 mil refeições para a merenda escolar — com a preocupação de oferecer uma alimentação saudável e balanceada, sendo o cardápio composto por dois tipos de saladas, arroz, feijão, guarnição e uma opção de carne — por um preço final ao usuário de R$ 1,50. Além dessa produção, no mesmo espaço há a padaria municipal e a usina de processamento de soja. A prefeitura ainda conta com projetos de ampliação dos serviços, que prevê a construção de mais três restaurantes populares, com prioridade para a criação do restaurante universitário.
Na sequência, as acadêmicas e professoras do curso de Nutrição foram até uma das unidades dos restaurantes populares, localizado em um bairro do município, onde foram recebidas pelo coordenador do programa, Luiz Carlos Bazei. Neste local, observaram a distribuição, higienização e armazenamento de alimentos e utensílios.
O coordenador ressaltou que a maioria dos alimentos servidos aos frequentadores dos restaurantes é adquirida diretamente dos pequenos produtores através do Programa Compra Direta, do Governo Federal. Para as escolas municipais, a compra é viabilizada através de uma cooperativa de pequenos produtores.
No banco de leite humano, anexo ao Hospital Bom Jesus, foi possível conhecer o processo de acolhida da mãe, como funciona o cadastro de doadoras, banco de dados, ambientalização e demonstração de todo o processo desde o recebimento do leite humano ordenhado até a pasteurização, envase e distribuição.
O último local visitando foi a Vinícola Dezem, caracterizada por ser uma vinícola familiar com vinhedos próprios (vinhedos sustentáveis) e planejada para elaboração de vinhos diferenciados e originais, que refletem o conceito de terror da região de Toledo. Foi demonstrado todo o processo de fabricação do vinho e espumantes, desde o tipo de uva, maturação, fermentação, repouso, envase, rotulagem e distribuição.