Você está aqui: Notícias > Umuarama: Com nova turma, Administração retoma aulas do projeto Adolescente Aprendiz
Umuarama: Com nova turma, Administração retoma aulas do projeto Adolescente Aprendiz
Publicado em: 06/08/2013 às 16:50
Curso capacita jovens para o mercado de trabalho; mais de setecentos já foram beneficiados
O setor econômico do Brasil está passando por um forte aquecimento. Com esse avanço, aumentou também a oferta de vagas em empresas e indústrias. Porém, a falta de mão de obra qualificada é um grande empecilho para que muitas delas sejam preenchidas.
Diante deste cenário positivo na economia brasileira, jovens estão buscando cada vez mais cedo capacitação para o mercado de trabalho. Em Umuarama, um dos caminhos é o projeto de extensão universitária ‘Adolescente Aprendiz’, do curso de Administração da Universidade Paranaense – Unipar.
Nele, jovens de 14 a 17 anos, atendidos pela ARAM (Associação Regional de Assistência ao Menor), entidade mantenedora da Guarda Mirim, tem a oportunidade de se qualificar e conquistar o tão sonhado primeiro emprego. Implantado em 2002, o projeto conta com o respaldo do Ministério Público do Trabalho.
O curso prepara os adolescentes para a vaga de ‘aprendiz’, garantida pela Lei 10097/2000, que prevê uma cota de, no mínimo, 5% das vagas de médias e grandes empresas sendo ocupadas pelos ‘aprendizes’. Desde que foi iniciado, o ‘Adolescente Aprendiz’ beneficiou em torno de 700 jovens. A nova turma já iniciou as atividades e no próximo mês mais uma turma encerra os trabalhos; neste ano, 100 participam.
As aulas do curso, que tem duração de 570 horas, acontecem aos sábados, no Câmpus III. São dois anos, tempo do contrato dos adolescentes nas empresas. Os ministrantes são universitários, que, supervisionados por professores, ensinam técnicas de apresentação pessoal, de relações interpessoais, ética no trabalho, matemática e português básicos, desempenho e criatividade no trabalho, empreendedorismo, gestão de recursos humanos, marketing, entre outros temas. Nas atividades, as turmas também aprendem noções básicas de informática, ministradas por professores da Guarda Mirim.
“É perceptível o interesse e a evolução dos aprendizes no decorrer do curso e nas atividades que são desenvolvidas por eles nas empresas. Eles têm força, garra e muita vontade de aprender”, orgulha-se a coordenadora do projeto, professora Nicéia Selete Silva, ao falar do desempenho dos jovens.
Com 17 anos, Karen Cristhine Camargo afirma que está feliz em participar do projeto. “Entrei no ano passado e logo no começo já consegui meu primeiro emprego”, diz entusiasmada a adolescente, que trabalha como auxiliar no setor administrativo da Copel. Para ela, o projeto dá a oportunidade de enriquecer o currículo e se preparar para o mercado de trabalho. “Os assuntos abordados no curso eu aplico no dia a dia do meu trabalho”.
Felipe Lopes de Matos, 16 anos, que também trabalha na Copel (na função de recepcionista), está contente com a oportunidade de participar das atividades. “Participando do projeto tenho a chance de adquirir conhecimentos e habilidades que vão ajudar no meu crescimento profissional, além de aprender a me relacionar melhor no meio social e trabalhista”.
Troca de experiências
No projeto ‘Adolescente Aprendiz’ em torno de 30 estudantes do curso de Administração ministram as aulas. Mayara Duarte Ferreira está no 3º ano e entrou no ano passado. “Participar do projeto enriquece a formação, pois torna-se um meio de praticar as teorias do curso e ainda de exercitar a oratória, nos preparando melhor para apresentação de trabalhos acadêmicos. Vejo também como uma troca de experiência, pois ao mesmo tempo em que ensinamos, aprendemos com eles”, diz a estudante. O colega Luis Fernando Sabec, que também monitora pela segunda vez, concorda: “A experiência é gratificante; gosto de me relacionar com essa turma. É uma oportunidade de colaborar para a melhor formação desses jovens, direcionando-os para um futuro mais promissor”. Além da experiência profissional, o projeto oportuniza desenvolver habilidades para planejamento e treinamento empresarial, como ministrar palestras, cursos e workshops.