UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Professora ganha bolsa de mestrado do Programa de Capacitação

Publicado em: 06/08/2013 às 15:00

Lisandra Guimarães Gil cursa Metodologia do Projeto em Arquitetura e Urbanismo, na UEM

Professora Lisandra Gil estuda projeto urbano de Cascavel

Formar alunos com conhecimento atual e histórico, capacitados para assumir as responsabilidades da academia e exigências do mercado de trabalho faz parte das metas para a educação superior da Universidade Paranaense – Unipar, que, para estimular a melhoria da qualificação de seus estudantes, investe também na formação de seus docentes, oferecendo ajuda financeira àqueles que desejam se aperfeiçoar.

Há anos, a Universidade mantém o PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) e já beneficiou centenas, disseminando a pesquisa em eventos no Brasil e no exterior e, ainda, com bolsas de estudo para cursos de pós-graduação stricto sensu.

Quem comemora a obtenção do auxílio é a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade de Cascavel, Lisandra Guimarães Gil, que ganhou a bolsa para cursar o mestrado em Metodologia do projeto em Arquitetura e Urbanismo, na UEM (Universidade Estadual de Maringá). Esse é o 1º mestrado em Arquitetura do Paraná.

“A bolsa é um incentivo à capacitação do professor, bem importante pelo fator deslocamento - de Cascavel a Maringá e Londrina, onde são realizadas as aulas, contribuindo com o financiamento da educação continuada”, afirma a professora, aluna da 2ª turma do mestrado.

Sua pesquisa tem como tema ‘Evolução Urbana e a Estruturação Viária na Conformação de Cascavel’, com orientação professora da doutora Fabíola de Souza Cordovil. Conforme a arquiteta e urbanista, o intuito é elaborar um material sobre o assunto e instigar os alunos à pesquisa nesta área, tendo em vista o papel da Universidade na produção científica, enriquecendo o currículo do aluno com a disponibilidade da pesquisa, ensino e extensão.

Professora da disciplina de Urbanismo I, Lisandra enfatiza que a pesquisa vem acrescentar e investigar a questão urbana em relação a Cascavel, visto que as investigações e discussões na área são recentes na região Oeste do Paraná, datadas há cerca de dez anos. “A cidade foi acontecendo, não houve planejamento e a ideia é verificar como a Avenida Brasil influenciou na estruturação viária e conformação da cidade”, justifica.

Redes sociais>