UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Palestra aborda convergência da contabilidade às normas internacionais

Publicado em: 06/08/2013 às 11:42

Coordenador do curso de Ciências Contábeis da UTFPR de Pato Branco, Luiz Fernande Casagrande, ministrou o tema

Palestrante ressalta que o processo de convergência é um dos grandes desafios para a ciência contábil
Estudantes, professores e profissionais da área prestigiaram a palestra
Idair, Luiz, André e Luciano

O processo de convergência às normas internacionais de contabilidade foi o foco da palestra ministrada durante o 4º Fórum Pedagógico e 2º Fórum do Egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão.

O tema ‘A contabilidade e os CPCs: os desafios para convergência’ foi discutido pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis da UFTPR, Câmpus Pato Branco, professor doutor Luiz Fernande Casagrande. Em seu discurso, o palestrante ressaltou que o processo de convergência às normas internacionais de contabilidade é um dos grandes desafios para a Ciência Contábil.

“No Brasil é o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), formado por várias entidades, que ficou responsável por emitir os pronunciamentos que irão orientar a transição da linguagem internacional para a linguagem brasileira da contabilidade”.

Segundo ele, o principal objetivo é fazer com que a contabilidade seja o mais universal possível. “O propósito é que uma empresa do Brasil, dos Estados Unidos, da Europa ou da África tenha um balanço contábil que seja padronizado”.

Ele frisa ainda que o balanço até então era uma peça para atender o fisco e nada mais. “Agora será um importante instrumento de tomada de decisão. O problema é que todos os setores ainda estão encontrando dificuldades para colocar a nova legislação em prática”.

De acordo com o profissional, estão em vigência 48 CPCs, que geraram mais 17 interpretações técnicas e seis orientações esclarecimentos. “Somando tudo são mais de 2.500 páginas que devem ser estudadas pela categoria”.

Para o coordenador do curso da Unipar, professor Idair Marcelo, o evento foi importante porque os livros da área estão sendo reescritos devido ao momento que passa a contabilidade nacional. “Com o advento dos CPCs, a contabilidade passa a registrar e a apresentar valores mais próximos da realidade das empresas, com o objetivo de torná-las mais transparentes para os diversos usuários, os chamados stakeholders”.

Na ocasião, o palestrante lançou o livro ‘Contabilidade Intermediária’, escrito por ele e Osni Hoss, Delci Grapégia Dal Vesco e Cláudio Marcos Metzner.

Redes sociais>