Você está aqui: Notícias > Medicina: Zeca Dirceu reúne-se com Reitor para os trabalhos de conclusão do projeto
Medicina: Zeca Dirceu reúne-se com Reitor para os trabalhos de conclusão do projeto
Publicado em: 02/08/2013 às 17:08
MEC tem muitas exigências, mas a Unipar está disposta a cumprir todas para cadastrar o projeto e concretizar o sonho
O deputado federal Zeca Dirceu reuniu-se com o Reitor da Universidade Paranaense, Carlos Eduardo Garcia, para discutir detalhes do projeto de implantação do curso de Medicina, em Umuarama, que está em fase de conclusão. Também participaram do encontro a coordenadora pedagógica de residência médica da Instituição, Sandra Franchini, e a diretora do Instituto de Ciências Médicas e da Saúde, Irineia Paulina Baretta.
O Reitor confirmou ao deputado que a Unipar está disposta a cumprir com todos os requisitos necessários para o cadastramento do seu projeto. “São muitas as exigências do Ministério da Educação para a habilitação e abertura do curso. Nossa equipe técnica está dispensando muita atenção nessa tarefa; faremos o possível para alcançar esta conquista, porque o povo de Umuarama e região merece”, destacou Carlos Eduardo, agradecendo o apoio do deputado federal Zeca Dirceu nas tratativas da escolha de Umuarama como um dos municípios paranaenses que poderão investir na formação de novos médicos.
“O primeiro passo já demos! Umuarama pode receber o tão esperado curso de medicina. Agora sabemos que este é um momento que exige muita dedicação para a finalização do projeto e seu protocolamento para que seja aprovado pelo Ministério. Estou confiante, porque acredito muito na excelência da qualidade de ensino de toda a equipe da Unipar”, afirma o deputado Zeca Dirceu.
Processo para a implantação
Na última semana, o Ministério da Educação instituiu a Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, no âmbito do Programa Mais Médicos. A proposta, publicada em portaria normativa no Diário Oficial da União, estabelece as regras para a criação de novos cursos de graduação em medicina e para a expansão no número de vagas em cursos de graduação já existentes.
As propostas para abertura de vagas em cursos de medicina apresentadas pelas instituições de ensino superior serão analisadas pela Secretaria de Regulação e Supervisão (Seres) do MEC, com base no projeto pedagógico do curso, perfil do corpo docente e projeto de infraestrutura. O atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) deverá ser o elemento central do projeto pedagógico do curso.