UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Arquitetura cria projetos para área de convívio da Unidade

Publicado em: 31/07/2013 às 16:15

A proposta é revitalizar o mezanino, utilizando resíduos da construção civil e materiais reciclados

Estudantes Fabíola e Tiago apresentam projeto
As alunas Paula e Bruna também expuseram ideiasAs alunas Paula e Bruna também expuseram ideias
Professores do curso, o diretor da Unidade e representante do Prove
Coordenador do curso, professor Emerson Santos, abre os trabalhos

Como forma de dinamizar e tornar o espaço universitário mais aconchegante, a Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e da Divulgação Institucional da Universidade Paranaense – Unipar propôs à Unidade de Cascavel avaliar as áreas potenciais de convívio para os estudantes. A oportunidade foi dada ao curso de Arquitetura e Urbanismo, que pode trabalhar composição espacial, como preceito de intervenção.

A área escolhida para intervenção foi o mezanino, que dá acesso a salas de aula e ao auditório da Universidade, um local de importante circulação, utilizado para estudos, bate-papo e alimentação. Ao curso foi aberto um concurso para viabilização da melhor proposta de projeto de convívio acadêmico, contemplando a linha de política de educação ambiental da Universidade, versada nos termos da sustentabilidade, considerada um dos expoentes da prática do arquiteto contemporâneo.

Para avaliar a conceitualização do espaço foram convidados os jurados técnicos, professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil: Alberto Garcia, Célia Regina Fontes, Deborah Paciornik Guerra, e o coordenador do curso de Arquitetura, Emerson Santos. Também participaram da mesa o diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, e o coordenador setorial do Prove (Programa de Valorização da Educação), Leandro Bellio.

Os estudantes do 2º ano, Fabíola Rodrigues e Tiago Bandeira, destacam que é um cronograma real e interessante para quem quer concorrer a uma licitação: “A criação do projeto possibilitou vivenciar a realidade da profissão e desenvolver um trabalho em curto espaço de tempo. Foi uma oportunidade para avaliar o quanto absorvemos de aprendizado e se conseguimos aplicar o conhecimento na prática, trocar informações com o cliente e transformar sua ideia em um projeto viável, que atenda ao seu perfil”.

As alunas Paula Kist e Bruna Agostini, do 3º ano, enfatizam que a proposta foi usar material sustentável, resíduos da construção civil e materiais reciclados do dia a dia, e que puderam se basear no conteúdo da disciplina de Paisagismo. “A ideia foi tornar o ambiente confortável para convívio e estudo entre os vários cursos”, diz Bruna.

A premiação para os estudantes que desenvolveram os projetos é a assinatura de uma revista especializada em Arquitetura de interior.

Redes sociais>