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Cascavel: Aula de Geotecnia conecta engenharia ao cuidado ambiental
Publicado em: 29/07/2013 às 16:10
Resíduos da construção civil são aproveitados em aula, incentivando o descarte correto dos ‘restos’
Práticas envolvendo o reaproveitamento de resíduos da construção civil têm sido comuns na Universidade Paranaense – Unipar. O curso de Engenharia Civil, na disciplina de Geotecnia, propôs a construção de um corpo de prova circular (20 cm de altura/10 cm de diâmetro), composto por resíduos da classe A - restos de tijolo, cerâmica, reboco e vigas de concreto.
O professor da disciplina, José Francisco Góis, indicou a porcentagem de cada material para a confecção dos blocos: 60% de resíduos da construção civil, no mínimo 10% de resíduos de tijolo, 10% de resíduos de reboco e 15% de resíduos de cerâmica. A partir das últimas três medidas, que somam 35 %, o restante da mistura cada grupo completaria com o tipo de resíduo preferencial, acrescentando água e, ainda, 25% de areia e 15% de cimento.
“A competição vai avaliar peso e resistência da prensa, onde será apresentada a mistura mais indicada. O resultado sai na Semana Acadêmica do curso”, destaca o professor, enaltecendo que o objetivo da prova é mostrar a preocupação que o engenheiro deve ter de como trabalhar e promover a preservação ambiental a partir do encaminhamento correto dos resíduos - Resolução CONAMA 307/2002.
Segundo ele, outro foco é despertar o conceito de criatividade e de engenharia sustentável, além de demonstrar as oportunidades de negócios no mercado da construção civil,. “É possível originar novos produtos a partir destes resíduos, contribuindo para a formação e um novo nicho de mercado”.