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NOTÍCIA

Unipar cria programa para incentivar estudantes a participar de eventos científicos

Publicado em: 26/07/2013 às 16:30

Bolsistas dos programas de inciação científica Pic, Pibic e Pebic receberão auxílio financeiro para apresentar trabalhos

Professora Cintia Araújo com a estudante Carolina Mazur em evento de Odontologia
Professor e estudantes em reunião da Sociedade Brasileira de Química, realizada ano passado em Águas de Lindóia/SP

No campo de pesquisa, a Universidade Paranaense investe em vários projetos, todos com participação de estudantes. Esse ano, mais de 500 estão na iniciação científica, concentrados na busca de conhecimentos nas áreas de foco da Unipar: Ciências Agrárias, Tecnológicas, Biológicas, Saúde, Exatas, Humanas e Sociais. O objetivo é despertar a vocação para a produção do saber desse alunado todo, expandindo o senso crítico em relação a temas que exigem reflexão.

Pela importância dos trabalhos que desenvolvem, a Unipar tem incentivado também a participação de seus estudantes em eventos científicos pelo Brasil. Muitos têm ido e se destacado. A chance permite troca de experiência e, o que é mais valorizado, o exercício
no processo de transmissão de ideias e fatos novos, que ocorrem de maneira mais rápida que àquelas veiculadas pelos meios formais de comunicação.

Diante disso, a Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e Pós-graduação (DEGPP) da Unipar lançou, neste segundo semestre, um programa de repasse de auxílio financeiro para estudantes apresentarem trabalhos em congressos e simpósios, nacionais e internacionais, e na Jornada Nacional de Iniciação Científica.

O projeto irá contemplar bolsistas do Pic (Programa de Iniciação Científica), Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e Pebic (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica), por meio de avaliação de propostas enviadas à DEGPP. O edital será aberto no próximo mês e as inscrições serão online.

“Antigamente se falava que a pesquisa era uma exigência da acadêmia, mas, hoje, o profissional pesquisador é uma exigência do mercado de trabalho. Portanto, com este projeto, o aluno que integra um dos três programas terá uma chance maior de divulgar seu trabalho em eventos voltados especificamente para a área da pesquisa”, explica o diretor do DEGPP, professor Régio Toesca.

Ele diz ainda que, por meio da vivência científica, o estudante poderá se qualificar melhor e dar um passo à frente em relação aos demais: “Um profissional que não procura participar de eventos científicos está propício a ficar desvalorizado no mercado de trabalho, tornando assim mais difícil o seu acesso e permanência na área de atuação”.

A coordenadora do Copic (Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica), professora Cristiane Benato, destaca que o projeto foi criado com a preocupação de enriquecer ainda mais a bagagem daqueles que se identificam com o mundo da pesquisa.

“É um programa que amplia a oportunidade dos bolsistas conhecerem pesquisadores de outras instituições, trocar informações, possibilitando novos contatos que podem contribuir para o sucesso do aprendizado e da pesquisa em desenvolvimento”.

Com o mesmo objetivo, beneficiando professores, a Unipar há anos mantém o PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente).

Avanço científico

Cursando o 3º ano de Odontologia da Unipar, Carolina Mazur é bolsista do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Desde que passou a integrar o Programa, ela já participou de congresso e jornada. “Acredito que essa iniciativa será mais um grande diferencial da Unipar, já que poucas instituições de ensino investem em recursos a favor dos jovens cientistas, dando oportunidade também para aluno com menor poder aquisitivo de participar de eventos importantes da sua área de pesquisa e demostrar não só sua capacidade individual, mas, também, o potencial que a Instituição oferece”. A futura cirurgiã-dentista também vê o programa como um avanço na formação acadêmica: “Nos coloca de frente com a realidade da pesquisa nacional e internacional, facilitando a compreensão e assimilação dos conteúdos ministrados em sala de aula de maneira mais abrangente”.

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