Cascavel: Projetos de ensino discutem cinema, ética e história ibérica
Publicado em: 26/07/2013 às 15:30
Durantes as férias, os temas foram bem aproveitados pelos estudantes de História
O curso de História da Universidade Paranaense – Unipar aproveitou as férias acadêmicas para ministrar a seus alunos três projetos de ensino. Um sobre ‘História e Cinema’, outro sobre a ‘História Ibérica’, e o terceiro sobre ‘Cidadania e Ética’. O objetivo foi refletir sobre as várias abordagens historiográficas e os problemas sociais contemporâneos, em uma complementação de conhecimento.
O professor Leodefane Bispo, articulador do primeiro tema, destaca que ao longo do século 20, o cinema causou grande impacto como objeto da arte industrial: “Em todas as sociedades essa indústria de entretenimento, iniciada pelos irmãos Lumiére, arrebatou as massas, influenciando nos costumes, na linguagem e na história de cada grupo social”.
Nas últimas décadas, o cinema como fonte de estudo resultou em várias publicações em diversos países do mundo e, visando contribuir com o aprendizado, os alunos participaram de análise de filmes e debates, fazendo um paralelo entre as produções escolhidas e o momento histórico registrado.
O destaque da seleção de filmes foi ‘O grande ditador’, onde Charles Chaplin encarna dois personagens - um judeu do gueto de Varsóvia e um ditador nazista. Outros filmes, como ‘Círculo de fogo’, serviram para compreender a história da Revolução Russa e da resistência soviética durante a invasão nazista na Segunda Guerra Mundial.
Também foram levantadas discussões em torno dos filmes ‘Mississipi em Chamas’, de Alan Parker, e ‘Munique’, de Steve Spielberg, ambos baseados em fatos reais. O primeiro retrata o conflito racial no sul dos Estados Unidos e o segundo, o atentado terrorista na cidade de Munique, quando onze judeus foram assassinados durante os jogos olímpicos por membros da Fatah, organização terrorista da palestina.
O outro tema de projeto, intitulado ‘História Ibérica e suas relações com a História do Brasil’, foi ministrado pelo professor Vladimir Medeiros. O docente contou a história da Península Ibérica, desde a antiguidade até a Idade Moderna, tendo como preocupação a relação da formação das nações ibéricas (Portugal e Espanha) com o desenvolvimento da história do Brasil.
Medeiros esclarece que foi uma oportunidade de instrumentalizar os acadêmicos no que diz respeito à História Ibérica, percebendo a importância do estabelecimento da chamada ‘história comparada’ para o estudo desta ciência. As discussões envolveram inclusive egressos da graduação.
Cidadania foi outro assunto de relevância e peso nas discussões contemporâneas. De acordo com o professor Augusto Mugnai, responsável pelo projeto, a palavra cidadania deve ser entendida dentro de um contexto atual, além de seu desenvolvimento com o mundo pós-moderno e associação com a ética profissional. “É necessário mostrar as diferentes aspirações que se expressaram nesse termo polissêmico ao longo da Historia e sua extrema importância dentro da abordagem das ciências sociais - em particular da produção sociológica no Brasil - como identidade social, representação social, gênero, preconceito e outros”, explica Mugnai.