Você está aqui: Notícias > Cascavel: Estudantes de Arquitetura encerram semestre com banca de projetos
Cascavel: Estudantes de Arquitetura encerram semestre com banca de projetos
Publicado em: 25/07/2013 às 11:20
Apresentação de trabalhos instiga o aprendizado e prepara para o mercado de trabalho
Rico em conhecimento e novas concepções, o primeiro semestre letivo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense - Unipar propiciou aos estudantes incorporar a prática. Na disciplina de Projeto Arquitetônico 3, ministrada à turma do 3º ano, coube aos grupos elaborar um projeto de um condomínio vertical de interesse social, para a classe de baixa renda.
Nas aulas, os professores Flávio Uren e Alberto Garcia, como referência, indicaram o bairro e o padrão de apartamento, incluindo área de lazer. A ênfase foi para a sustentabilidade e eficiência das edificações, incentivando o uso de materiais que auxiliam no baixo consumo de energia.
Segundo os docentes, além dos avaliadores de projetos, foi montada uma banca específica para avaliar a apresentação, critérios como postura e conceitos. “Foi um dia de convívio que permitiu ver a produção das outras turmas e vislumbrar detalhes, melhorar a qualidade de projeto, de apresentação gráfica e treinar a oralidade, preparando para a explanação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)”.
Além de assistirem às apresentações, como as demais séries, os ingressantes do curso realizaram atividade similar, que fez parte da prova prática na disciplina de Projeto Arquitetônico I, ministrada pelo professor Lorí Crízel. A execução serviu como incentivo a uma abordagem de projeto voltada a vivências de domínio pleno dos alunos, estruturando um esboço que demande todas as fases interníveis da confecção de um projeto arquitetônico.
Visto como um concurso de criação, a proposta se traduz na concepção de público-alvo, nome e abordagem de marketing de um chocolate. “Os alunos precisam traçar um público para este produto e verificar suas necessidades e anseios. Diante deste cenário, o grupo idealiza a montagem da estruturação que comporá este universo - embalagem, material de marketing, merchandising televisivo e apresentação pública de forma livre”, explica.
A atividade integra todo o curso, sendo todas as séries convidadas para assistir às apresentações dos colegas. O professor destaca que, além da plateia, as equipes contam com a cooperação especial de integrantes de outros anos.
“Avaliamos todas as etapas pertinentes a um projeto e elucidamos aos acadêmicos, auxiliando na composição de montagem, execução e apresentação de um projeto de forma generalizada e, durante o feedback de cada grupo, é apontado como que cada etapa desenvolvida está relacionada ao meio da Arquitetura e seus cenários projetivos”, comenta Crízel.