Você está aqui: Notícias > Cascavel: Unipar participa de ação comemorativa ao Dia Nacional do Motociclista
Cascavel: Unipar participa de ação comemorativa ao Dia Nacional do Motociclista
Publicado em: 24/07/2013 às 14:30
Celebrada no sábado, 27, a data é lembrada com ações educativas durante toda a semana
Pegar a estrada, sentir o vento no rosto e aventurar-se no asfalto com amigos é a combinação perfeita para os apaixonados por moto. Os amantes desta atividade são muitos e, por isso, ganharam uma data especial - 27 de julho - Dia Nacional do Motociclista. Para conscientizar, programação comemorativa acontece durante toda a semana em Cascavel e a Universidade Paranaense – Unipar participa.
O curso de Enfermagem esteve no centro da cidade em blitz educativa, organizada pelo Comitê Intersetorial de Prevenção e Controle de Acidentes de Trânsito. A equipe fez aferição da pressão arterial e distribuiu informativos de prevenção de doenças. Participação aconteceu via Prove (Programa de Valorização da Educação).
O intuito da ação é alertar aos adeptos da velocidade em duas rodas sobre o número de acidentes, principalmente os que causam óbitos e sequelas, e reduzir esse índice. A programação conta com passeio de moto e palestras, visando aumentar a segurança no trânsito e tornar a prática ainda mais prazerosa, para motociclistas e pedestres.
No calçadão, houve também simulação de acidente envolvendo um carro e uma motocicleta, em que o piloto da moto não resisti e morre. Nas cenas, de atendimento real às vítimas, profissionais da Polícia Rodoviária Federal, Estadual e Militar, além de agentes da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) acompanharam os trabalhos.
Curiosidade
27 de julho é a data oficial de comemoração para os apaixonados por moto, motoclubes, empresas e outras entidades, instituída em 1998 pela Associação Brasileira de Motociclistas, quando seu presidente decidiu unificar as datas em torno do Dia Nacional do Motociclista. Surgiu da iniciativa do deputado Alcides Franciscatto, e sugestão de Rogério Gonçalves, proprietário de uma concessionária em Sorocaba, que, em 1982, homenageou seu amigo, mecânico de motos e motociclista Marcus Bernardi, falecido em 27 de julho de 1974.