Você está aqui: Notícias > Cascavel: Arquitetura expõe projetos sustentáveis das aulas de Paisagismo
Cascavel: Arquitetura expõe projetos sustentáveis das aulas de Paisagismo
Publicado em: 23/07/2013 às 16:50
Peças de design aderem ao conceito de materiais reaproveitados, aguçando arte, técnica e criatividade
Arte, técnica e criatividade foram aguçadas na disciplina de Paisagismo I, ministrada no curso Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. A turma da 3ª série pôde participar na promoção de projeto, planejamento, gestão e preservação de espaços livres. Trabalhos foram expostos na Maquetaria, com outros elaborados na disciplina História da Arquitetura II.
As aulas tiveram por base a ação nacional de decoração 'morar mais por menos', iniciando os alunos ao projeto paisagístico fundamentado em conceitos ecológicos e sustentáveis. Conforme a professora, Deborah Paciornik Guerra, a motivação do trabalho foi mostrar a importância dos conceitos de sustentabilidade, estudando medidas que podem ser tomadas na obra, para reduzir os impactos causados ao meio ambiente, e o conceito de reciclagem e coleta de materiais.
“Cada grupo ficou responsável pela coleta de um material reciclável e com ele deveria desenvolver um objeto para decoração ou mobiliário. Eles puderam perceber que o material reciclado, apesar de custar quase nada, pode ser transformado em objetos e móveis de decoração tão bons quanto os produzidos com matéria-prima utilizando recursos não recicláveis ou, melhores, por terem um design diferenciado”.
A docente acompanhou durante o bimestre o empenho de todos na coleta dos materiais e está satisfeita com o resultado dos trabalhos: “Houve cumplicidade e ajuda dos colegas para conseguir o número de material necessário para a confecção do trabalho, muita criatividade e capricho no acabamento dos objetos. Tenho certeza que as próximas turmas já estão pensando no produto para o ano que vem”.
A professora afirma que não se pode mais pensar Arquitetura sem que se pense em projetos sustentáveis: “As construções geram a impermeabilidade das cidades e também são grandes geradoras de calor, contribuindo para o aquecimento global”, ressalta.
E acrescenta: “Hoje podemos fazer construções que gerem menos calor, calçadas e ruas que sejam permeáveis, através da utilização de novos materiais e tecnologias. O Paisagismo é fundamental para contribuir com a sustentabilidade nas cidades, por meio da utilização de vegetação adequada e inserção de espaços verdes em telhados, muros e paredes, como os jardins verticais criados por alguns alunos”.