Você está aqui: Notícias > Cascavel: Empresário do Terceiro Milênio é tema de palestra
Cascavel: Empresário do Terceiro Milênio é tema de palestra
Publicado em: 22/07/2013 às 17:26
As plataformas Pacto Global e ODM estiveram em pauta no encontro, que reuniu Administração e Contábeis
As turmas de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, receberam a coordenadora executiva do CPCE/Sesi (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), Rosane Fontoura, que ministrou a palestra ‘Empresário do Terceiro Milênio’. Também houve apresentação de trabalhos científicos dos acadêmicos e visita de estudantes do curso técnico do Colégio Wilson Joffre, que acompanharam os trabalhos.
O evento foi uma oportunidade para disseminar o conhecimento na área de gestão com foco na sustentabilidade. O objetivo foi promover a reflexão e inspirar mudanças de postura no modelo atual de gestão empresarial e a adoção de uma nova cultura e princípios que priorizem a valorização do ser humano nas empresas e na comunidade.
O assunto fundamentou-se em duas plataformas de responsabilidade socioambiental corporativa: Pacto Global e ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). A medida Pacto Global defende que a empresa faça ações voltadas à proteção aos direitos humanos, relação trabalhista, preservação do meio ambiente e anticorrupção; e a plataforma ODM segue o lema ‘pensar global, agir local’.
A palestrante apresentou os indicadores do País, Estado e Município relacionados aos objetivos estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o planeta: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Segundo Rosane, o intuito não é alcançar apenas profissionais que atuam em RH ou área social, mas estimular a preocupação de todos os setores em criar produtos diferentes e pautar-se na visão de responsabilidade e inclusão: “Uma empresa saudável está alicerçada no pilar educação, sociedade e cultura, que são bases para a sustentabilidade”.
Para ela, a estrutura da empresa do terceiro milênio exige a inserção de uma cultura de inovação, boa comunicação, conhecimento do cliente e mercado e qualidade no atendimento, além de investimento em marketing, responsabilidade social e ambiental, balanço social, comércio justo, controle de custos, despesas e compras, controle de vendas, gerenciamento financeiro e desenvolvimento de parcerias.