UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Estudantes de Biomedicina visitam Bento Gonçalves

Publicado em: 16/07/2013 às 16:45

O local de estudo foi a Vinícola Aurora, com foco nos procedimentos bioquímicos da fabricação de vinhos

Na visita técnica, estudantes agregam conhecimento e interação
Na visita técnica, estudantes agregam conhecimento e interação
Grupo aproveita passeio em Gramado e Canela
Passeio de trem fez parte do cronograma

O curso de Biomedicina da Universidade Paranaense – Unipar promoveu visita técnica à cidade de Bento Gonçalves, onde os estudantes conheceram a vinícola Aurora e aprenderam sobre a fabricação de vinhos, sucos de uva e espumantes. Também participaram grupos de Administração, Enfermagem e de Estética e Cosmética.

Os visitantes aproveitaram para realizar um passeio turístico de trem a vapor, atração na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso realizado em uma hora e meia, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, com animação do coral típico italiano, da dupla que toca a tarantela e dos nativos.

Os acadêmicos foram recepcionados na estação de Bento Gonçalves, com vinho e degustação de queijos. A recepção em Garibaldi aconteceu ao som de músicas ao vivo gaúchas e italianas. Em Carlos Barbosa, o show seguiu a tradição italiana. O grupo fez também um passeio por Gramado e Canela, aos parques Lago Negro, Mini Mundo, Mundo a Vapor, catedrais e demais pontos turísticos das cidades.

Segundo o coordenador do curso, Raphael Sahd, o objetivo principal foi verificar os procedimentos bioquímicos envolvidos na fabricação de vinhos, aumentando a capacidade de interação do grupo a partir da disciplina de Bromatologia e Tecnologia dos Alimentos, que agrega possíveis áreas de habilitação do biomédico.

Para o estudante Anderson Zigante, organizador da viagem, a visita foi esclarecedora e rica: “Acompanhamos o recebimento das uvas, manuseio, preparo e processo de fermentação, passando pelo armazenamento/envelhecimento até a etapa de envase e embalagem, conhecendo todo o processo até chegar à mesa do consumidor”.

Zigante enaltece que “foi possível aprender na prática o conteúdo aplicado em sala de aula, agregando valores e conhecimento aos futuros profissionais formados pela Unipar, além de aproximar os estudantes da instituição através da interação do grupo e propiciar um ambiente de estudo agradável, que desperte cada vez mais interesse dos alunos”.

A estudante de Biomedicina, Layra Prates, enfatiza o privilégio de conhecer a história e fundação da Cooperativa e ver a fabricação de diversos tipos de bebidas, com detalhes de todo o processo, da seleção do fruto à estocagem. “É salutar essa diversificação de produtos através de uma única matéria-prima – a uva, e poder comprovar a qualidade do alimento”.

Redes sociais>