Você está aqui: Notícias > ISABELLA MATUMOTO: Exemplo de força e luta contra leucemia
ISABELLA MATUMOTO: Exemplo de força e luta contra leucemia
Publicado em: 15/07/2013 às 10:00
Assim o jornal Umuarama Ilustrado titulou a matéria sobre a estudante de Odontologia, que faleceu na quarta-feira passada; homenagens continuam
Sorridente, alegre, apaixonada pela família e a vida, essa é Isabella Matumoto, de 20 anos, uma pessoa que quando olhamos nos olhos percebemos a ternura e uma essência de luz. A umuaramense também ficou conhecida pela força e garra que lutou contra uma leucemia, mas na madrugada de quarta-feira (10) faleceu deixando uma legião de amigos e conhecidos transtornados.
A estudante de Odontologia do curso da Universidade Paranaense (Unipar), filha do coordenador do Laboratório de Análises Clínicas da Unipar, Francisco Matumoto, e da diretora do Instituto de Ciências Humanas, professora Fernanda Garcia Velasquez Matumoto, foi um ícone na luta contra a leucemia para muitas pessoas. “Hoje o céu está em alegria: ganhou nossa querida Isabella. E nós tristes com sua ida. Que Deus a carregue em seus braços”, ressaltou seu pai.
Isabella teve participação importante no vídeo feito por pacientes, pais, médicos e funcionários do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, para estimular o transplante de medula óssea no Brasil. Ao som do refrão “What doesn’t kill you make you stronger” (O que não te mata te faz mais forte – em tradução livre), do hit “Stronger”, de Kelly Clarkson, Isabella viveu intensamente sua vida, como também ajudando os outros pacientes dos hospitais em que passou.
Matumoto foi capa de revistas especializadas, jornais e telejornais. Em entrevista ao jornal Umuarama Ilustrado no último mês de janeiro, a então universitária contou da luta travada contra a doença descoberta aos 15 anos. Bonita e inteligente, Isabella tinha todos os motivos para se entregar à doença e pensar em situações negativas, devido à dificuldade de encontrar uma medula compatível. Porém, ela ressaltou a importância de acreditar e crer em sentimentos positivos.
Depoimentos de Isabella
“Se espelhem nas histórias que deram certo. Agradeço a oportunidade de contar minha história e por ser a luz de esperança na minha vida. Se eu tivesse desistido no início, não estaria aqui para poder compartilhar a importância que a vontade de viver é capaz em uma pessoa. Acreditem, a confiança é tudo! Os momentos de fraqueza existem; e existem para que nossa força seja renovada e valorizada. Viver vale a pena! Lutando pela vida ou não, ela merece ser muito bem vivida!”
“Na leucemia tive o prazer de conhecer amigos tão queridos, que mantenho vivos em meu coração. Obrigada do fundo do meu coração pelas orações, carinho e amor, que são o combustível para que eu não desista nunca. Hoje estou orgulhosa de mim, por ter sido fraca, mas consegui mudar de ideia e tentar sempre e sempre viver a vida. Tenho orgulho de todos os meus amigos, que me dão boas energias e força; tenho orgulho da minha família por estar sempre ao meu lado, me enchendo de amor e carinho; tenho orgulho daqueles que mesmo não conhecendo ou tendo pouco contato sei que estão torcendo e rezando por mim. Tenho orgulho de estar cercada de pessoas que eu amo tanto e querem o meu bem.”
Foto e reportagem cedidas pelo jornal Umuarama Ilustrado para o site da Unipar