UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Fies: Unipar quer contemplar mais estudantes

Publicado em: 12/07/2013 às 16:50

Elevar a adesão de 25 para 50% foi o foco da reunião com diretores das sete Unidades; acesso está mais fácil e prazo de quitação do crédito aumentou

O Reitor Carlos Eduardo Garcia (à direita) e o diretor, professor Rui de Souza Martins
Presidentes e vice-presidentes das CPSA participaram
Presidentes e vice-presidentes das CPSA participaram
Presidentes e vice-presidentes das CPSA participaram
Diretor da Unidade-Sede, Nilvio Ourives dos Santos, ladeado pelo professor Clóvis Uliana e Solinei de Azevedo
Diretor da Unidade de Cianorte, professor José Aparecido de Souza, e Evili Miniello
Diretor da Unidade de Toledo, professor Roberto Niero, e Cristiane Torres
Diretora da Unidade de Paranavaí, professora Edwirge Franco, e Michel Silva
Diretora da Unidade de Guaíra, professora Sandra Takahashi, e Tiago Dantas
Diretor da Unidade de Cascavel, professor Gelson Uecker, e Fernanda Michalski
Diretor da Unidade de Francisco Beltrão, professor Claudemir José de Souca, e Débora Rios
Paulo Roberto Leite e Sandra Mara Carvalho, ambos da Diretoria de Gestão de Recursos Financeiros

Um dos principais obstáculos encontrados pelos jovens que se candidatam a um curso superior refere-se aos investimentos necessários. Muitos têm a questão financeira como seu principal adversário quando decidem ingressar na graduação. Para mudar este quadro, o Ministério da Educação criou em 1999 o Fies (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

O programa beneficia milhares em todo o Brasil. A Universidade Paranaense - Unipar está entre as poucas pioneiras que aderiram. Desde que foi instituído, se cadastrou no programa para atender seu alunado. Atualmente, em torno de quatro mil estudantes, o equivalente a 25% do quadro discente, utilizam o recurso.

A maioria buscou o empréstimo no início da graduação, outros se beneficiaram das novas normas, que permitem acionar o crédito no decorrer do curso. Mas os gestores da Unipar querem dobrar este índice.

Com o objetivo de discutir estratégias e traçar metas para isso, a Instituição promoveu reunião com os sete diretores das Unidades, que também ocupam o cargo de presidentes das CPSA (Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento). Os vice-presidentes também participaram.

Realizada na Unidade-Sede, a reunião foi presidida pelo Reitor Carlos Eduardo Garcia e coordenada pela equipe da Diretoria Executiva de Gestão de Recursos Financeiros. ”O Fies é o hoje o mais poderoso programa de inclusão ao ensino privado. Portanto, enquanto Instituição, temos o dever de informar o estudante sobre as vantagens que o programa oferece. Com isso, incentivamos seu acesso à Universidade, colaborando para aumentar o percentual de jovens no ensino superior, meta tão almejada pelo Governo Federal para alavancar o Índice de Desenvolvimento Humano ”, disse o Reitor, ao abrir a reunião.

A campanha que a Unipar pretende desenvolver busca também diminuir a evasão, considerando que o aluno pode requisitar o crédito em qualquer ano do curso. O Reitor lembrou que atualmente está muito mais fácil aderir ao Fies. Embora a Caixa Econômica Federal fomentasse o programa disponibilizando alta quantia em dinheiro, a burocracia impedia que a maioria dos estudantes conseguisse.

“A realidade hoje é outra: o Fies mudou seu perfil. Nos últimos anos o Governo Federal reconheceu que precisa investir mais no ensino superior e, por isso, mudou as regras; agora, o sonho de cursar uma graduação está muito mais fácil de realizar”.

Com as mudanças, o curso pode ser financiado em até 100%, com juros de 3,4% ao ano. O prazo para o pagamento também subiu para três vezes o período do curso (se for de cinco anos, ele terá quinze anos para pagar); quanto à carência, após a formação acadêmica, aumentou para 18 meses. “Diante deste cenário, a Unipar tem uma ambiciosa meta nos próximos anos: elevar de 25 para 50% o número de estudantes beneficiados pelo programa”, informou o Reitor.

O Programa

Para participar, o candidato deve atender a alguns requisitos. Um deles é estar matriculado em um curso de graduação que tenha obtido avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e que seja oferecido por instituição de ensino superior participante do programa. A Unipar é participante e todos os cursos têm avaliação positiva. As inscrições são feitas exclusivamente pelo sistema eletrônico desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que pode ser acessado no portal do Ministério da Educação (www.mec.gov.br). Mais informações podem ser obtidas no site http://sisfiesportal.mec.gov.br ou diretamente nas Unidades da Unipar.

Redes sociais>