Você está aqui: Notícias > Cianorte: Estudantes aprendem sobre gerenciamento financeiro
Cianorte: Estudantes aprendem sobre gerenciamento financeiro
Publicado em: 12/07/2013 às 10:00
Turmas de Administração, Processos Gerencias e Ciências Contábeis e alunos do Sesi participaram
Com intuito de desenvolver o sistema prático para realizar com qualidade o controle financeiro pessoal e familiar, apresentando formas adequadas de gerenciamento de renda e despesa, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, desenvolve o projeto ‘Gerenciamento Pessoal e Familiar de Finanças’.
Recentemente, duas oficinas do projeto reuniram alunos do ensino médio do Colégio Sesi e os graduandos dos cursos de Administração, Processos Gerencias e Ciências Contábeis, que auxiliaram os visitantes na compreensão dos trabalhos.
A primeira começou com o coordenador, professor Wagner Luiz Marques, apresentando as regras do projeto e os tópicos desenvolvidos, como investimentos, gerenciamento de receitas e despesas e independência financeira. Divididos em equipes, os participantes também aprenderam sobre empreendedorismo e como interpretar problemas socioeconômicos que afetam empresas, pessoas e famílias.
Na segunda atividade, abordando o tema ‘A Sombra dos Impostos’, o professor repassou informações sobre o fundamento dos impostos, de onde vêm e qual a finalidade. “O encontro possibilitou aos estudantes identificar meios para melhorar o sistema financeiro pessoal, profissional e familiar e aprender sobre como funciona o sistema de impostos”, ressalta o professor.
Menor Aprendiz
O curso também beneficiou estudantes do projeto Menor Aprendiz na Associação Rainha da Paz. O professor Wagner Luiz Marques palestrou sobre ‘Sombra dos Impostos’. Na prática, a turma aprendeu sobre os custos dos impostos, sua incidência e necessidade, diferença entre impostos, taxas e contribuição de melhoria, carga tributária brasileira, a serventia dos impostos, independência financeira, fundamentos básicos de finanças, investimentos, empréstimos, entre outros. O objetivo foi de melhorar a utilização potencial das pessoas no entendimento dos impostos embutido nas mercadorias.