Você está aqui: Notícias > Umuarama: República dos Esportes busca parceria da Unipar
Umuarama: República dos Esportes busca parceria da Unipar
Publicado em: 03/07/2013 às 17:30
Com foco no handebol e funcionando em seis estados, o projeto colabora na formação do cidadão
O Reitor da Universidade Paranaense, Carlos Eduardo Garcia, recebeu recentemente a visita do ex-ministro de Esportes da França, Jean Nitta. Ele estava acompanhado do professor Ronaldo Cunha, fundador no Brasil do ‘República dos Esportes’, projeto que visa à formação do cidadão a partir do esporte, baseado na modalidade de handebol.
A coordenadora do curso de Educação Física da Unidade de Umuarama, professora Silvia Sarto, o diretor da Unidade de Toledo, professor Roberto Niero, o técnico do time de handebol de Umuarama, Neto Trindade, e o diretor executivo da Fundação Cândido Garcia, Douglas Bácaro, acompanharam a visita.
Durante o encontro, eles conversaram sobre a possibilidade de uma parceira entre a Unipar e o projeto, o qual foi inspirado em um trabalho de voluntariado desenvolvido na França pelo ex-ministro, que atualmente ainda trabalha no Ministério dos Esportes daquele país. No Brasil, a inciativa já funciona em cinco estados.
“Além do Amapá, temos pólos no Ceará, Paraná, Maranhão, Piauí e Pará. Estamos percorrendo várias cidades em busca de parceiros para ampliar ainda mais o nosso raio de alcance, transformando a vida de jovens carentes por meio do esporte, socialização e educação. Por isso estamos aqui na Unipar apresentando os ideais desse projeto”, explica Cunha.
O Reitor elogiou o trabalho desenvolvido pelos profissionais ressaltando que a iniciativa deve servir de inspiração na edificação da cidadania. “É um exemplo que orgulha o nosso país. E, para nós, uma oportunidade de mantermos um contato mais íntimo com um projeto que pode ser implantado dentro da nossa Universidade, principalmente para fortalecer a importância da relação entre o esporte e o cidadão”.
O francês Jean Nitta também já foi técnico da Seleção Francesa de Handebol e, atualmente, trabalha como treinador de técnicos. “O esporte tem um papel fundamental na construção da cidadania. Sua função é de transformar as pessoas para que elas possam ser livres, exercendo o espírito de trabalho e ensinando o cidadão a ter respeito por si mesmo e pelo próximo”, afirma. Em sua passagem pela cidade, ele foi convidado para repassar um pouco de sua experiência na modalidade aos atletas da equipe de handebol de Umuarama.