Você está aqui: Notícias > Umuarama: Farmácia Viva retoma atividades
Umuarama: Farmácia Viva retoma atividades
Publicado em: 09/04/2010 às 17:28
Projeto ensina estudantes e pessoas da comunidade a confeccionar produtos artesanais para higiene e bem-estar
Comemorando 10 anos de existência, o projeto de extensão universitária Farmácia Viva retoma as atividades com uma extensa agenda para cumprir neste 2010. Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos acadêmicos, o projeto ligado ao curso de Farmácia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Umuarama, tem foco principalmente para produtos fitoterápicos e aromáticos.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Zilda Cristiani Gazim, no projeto estudantes aprendem a confeccionar sabonetes, velas, sais de banho, cosméticos, saches, entre outros. “É um trabalho que proporciona aprendizado extracurricular e troca de conhecimentos, fatores valiosos dentro do ensino”, diz.
O projeto é estendido também à comunidade externa. Entre os contemplados estão idosos atendidos pelo programa Feliz Idade, da UNIPAR. “Os acadêmicos repassam as atividades para a comunidade, por meio de cursos que são oferecidos pelo projeto. Esse contato é importante para a formação deles”, destaca a coordenadora.
Depois de prontos, os produtos feitos por estudantes são comercializados a preço de custo em eventos da UNIPAR (todo dinheiro arrecadado é reaplicado no projeto para sua autossustentação).
Neste ano, o projeto tem a participação de 32 acadêmicos, de todas as séries. Para a aluna Denise Uchida, a experiência acrescenta muito na preparação para a vida profissional: “O projeto é algo que vai além do que aprendemos em sala de aula; é um complemento para um verdadeiro farmacêutico. Dessa forma, não ficamos centrados em uma só área de conhecimento”.
Já a acadêmica Jessyca Menezes revela que, de início, tinha somente curiosidade em relação ao que o projeto trata. “Depois de algumas aulas percebi que é importante e interessante para minha formação”, afirma.