Cascavel: Pesquisas analisam dieta rica em frutose e atividade física
Publicado em: 01/07/2013 às 16:40
Projetos envolvem estudantes de Biomedicina e Ciências Biológicas; correspondendo ao tripé ensino, pesquisa e extensão
Comprometida com a pesquisa, a Universidade Paranaense – Unipar promove a interação entre estudantes dos cursos de graduação na investigação de temas em comum. Dois dos projetos reúnem alunos de Biomedicina e de Ciências Biológicas, que participam via PIC (Programa de Iniciação Científica) e Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).
Sob a orientação da professora Sônia Mello, está em desenvolvimento o estudo intitulado ‘Efeitos da dieta rica em frutose e atividade física sobre os aspectos morfoquantitativos do plexo mientérico do jejuno e íleo de ratos’. O intuito é verificar as possíveis alterações na população neuronal mientérica do jejuno e íleo de ratos que receberam dieta rica em frutose e foram submetidos à atividade física moderada.
Com direcionamento participam os estudantes de Biomedidina, Caroline Toigo Marcon, Rodrigo Baldi Sotomaior e Samuel Spolti, e de Ciências Biológicas, Jhonatan Matheus Prestes.
Na mesma linha, o professor Deison de Lima orienta a pesquisa ‘Análise morfométrica da parede e dos neurônios mioentéricos gástricos de ratos submetidos à dieta rica em frutose e exercício físico’. O esperado é demonstrar que a atividade física pode amenizar os efeitos prejudiciais de uma alimentação desregrada.
O estudo é realizado por grupo de Biomedicina: Aleilsa Souza de Lima, Ariani Rossi Barbosa, Ana Caroline Chiuza Mogliazza, Layra Prates e Camila Almeida Vasconcelos. Nos dois, as práticas são realizadas no laboratório de Parasitologia e Patologia Geral, trocando informações e conhecimento.