Você está aqui: Notícias > Umuarama: Grupo de Teatro Unipar ensaia espetáculo infantil
Umuarama: Grupo de Teatro Unipar ensaia espetáculo infantil
Publicado em: 28/06/2013 às 17:50
‘Era Uma Vez, em Busca da Felicidade’ promete encantar o público com personagens clássicos
Quem nunca pensou em fugir da realidade e viver uma história de conto de fadas? Isso é o que acontece com a personagem Clara, quando, após viver uma situação que a deixou muito triste, inesperadamente cai no “mundo do era uma vez” e passa a viver aventuras que nunca havia imaginado ser possível fora dos contos de fadas, numa jornada em busca de algo que muitos procuram no mundo real: a felicidade.
No meio do caminho, Clara vive situações que a ensinam lições valiosas sobre a vida e a verdadeira felicidade. Agora, depois de tudo o que aprendeu, ela precisa decidir: ficar no “mundo do era uma vez” ou enfrentar a realidade que a espera ao voltar para o mundo real?
Essa é a sinopse da peça teatral ‘Era Uma Vez, em Busca da Felicidade’, que está sendo ensaida pelo Grupo de Teatro Unipar, da Universidade Paranaense. A estreia está prevista para o mês de outubro. “É uma história que vai encantar o público, cheia de personagens já conhecidos da literatura infantil, como o Peter Pan, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, mas que receberam um toque de contemporaneidade, uma mistura de humor, fantasia e realidade”, explica o diretor do espetáculo e coordenador do grupo, Luiz Fernando Guarnieri.
O enredo da fábula, segundo o diretor, que também é ator, tenta mostrar que nem tudo o que é belo ou que sempre pareceu ser é o ideal para se buscar. “Muitas vezes, descontentes com a nossa realidade, vem o desejo da fuga para qualquer lugar que não seja semelhante ou próxima a ela. Então, a mensagem da peça não é deturpar os belos e famosos personagens infantis, mas, sim, mostrar que cada um de nós está na mesma barca, onde a luta, a perseverança e os conflitos existirão sempre, e que todos devem exercer a coragem de caminhar e driblar os obstáculos”.
A preparação do elenco começou em março, com exercícios de expressão facial, corporal e de voz. “O grupo está dedicado e concentrado nos ensaios. Estamos trabalhando a improvisação, postura, concentração, disciplina, memorização, tudo que um ator precisa para fazer subir ao palco e prender a atenção da plateia com uma bela interpretação. E já intensificamos os ensaios para transformar a peça em um grande espetáculo”, anima-se o diretor.
Com 26 integrantes e coordenado pela Diretoria de Cultura e Divulgação da Unipar, o Grupo de Teatro Unipar busca promover a arte no contexto universitário e na sociedade e a convivência entre estudante e comunidade, tendo o teatro uma fonte de cultura e desenvolvimento pessoal e social.
O grupo é formado por pessoas da comunidade, ex-alunos e estudantes da Unipar, sendo cinco bolsistas do Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística), mantido pela DEGCD/Unipar. Jefferson Nunes está entre eles. Estudante de Psicologia, ele recebe auxílio financeiro da Instituição para mostrar seu talento nos palcos.
“Sempre gostei de teatro. Como já tenho um pouco de experiência, não pensei duas vezes quando fiquei sabendo do grupo. É fascinante você poder ir além do que é, sair de você, viver outra pessoa, mesmo que seja um personagem. Também é uma maneira de quebrar barreiras, como a timidez, de estar em contato com outras pessoas, de se descobrir, de despertar o talento que existe dentro de nós”, afirma.
Com apenas 10 anos, a pequena Maria Fernanda de Oliveira é a mais nova da trupe. “Quando eu era pequenininha já gostava de teatro (risos)...ficava brincando de interpretar personagens que assistia na televisão. Então eu falei para minha mãe que queria fazer teatro e ela me colocou nesse grupo; estou adorando as aulas, o pessoal é bem legal”, diz, toda faceira, a aprendiz de atriz.
Experiência
Natural do estado de São Paulo, o ator Luiz Fernando Guarnieri, de 22 anos, começou a fazer teatro muito cedo, aos cinco anos. “Comecei no tradicional teatro da escola e, com o passar do tempo, fui me apaixonando pela arte, desde então não parei mais”, revela. A partir daí, a carreira deslanchou e o jovem ator participou de vários cursos de teatro, canto, dança e montagens teatrais, entre elas ‘Hallowen’, ‘Chapeuzinho Vermelho’, da autora Maria Clara Machado, ‘Hollywood, um sonho de sucesso’ e ‘Paixão de Cristo’, espetáculos realizados pelo primeiro grupo que o ator participou, chamado Grupo Teatral Ato, dirigido por Celso Renato Teixeira, seu primeiro diretor e padrinho. ‘Paixão de Cristo’ continua em cartaz na cidade de Poloni, onde Guarnieri morava. “Neste espetáculo interpreto, desde 2011, o papel de Jesus Cristo”, conta o ator, que agora também é estudante do curso Direito da Unipar (fez transferência neste ano). “O teatro para mim é um exercício de cidadania, um meio de ampliar o repertório de qualquer pessoa, que permite a inserção dos intérpretes em um universo paralelo, gerando influências na vida social e pessoal”, completa. No início deste ano, Guarnieri foi convidado pela Diretoria de Cultura da Unipar para assumir a coordenação do grupo. “É um novo desafio na minha vida profissional, uma experiência que estou adorando e que tem tudo para dar certo”, comemora.
Ator da Rede Globo
Recentemente, em um dos ensaios, o Grupo de Teatro Unipar recebeu a visita surpresa do ator Maurício Xavier, que interpreta os personagens Marcão e Marcassa, do seriado Pé na Cova, da Rede Globo. O ator estava visitando alguns amigos na cidade e aproveitou para bater um papo descontraído com a turma. Ele falou um pouco da sua vida profissional, de como iniciou sua carreira no teatro e a sua paixão pela arte de interpretar. “O teatro exige disciplina, dedicação e muita força de vontade”, disse o ator ao dar algumas dicas aos aprendizes. Na passagem pela cidade, ele também foi convidado para dar entrevista no programa Conexão Cultura, da Tv+Unipar, apresentado por Luiz Fernando Guarnieri.