UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Professores de Toledo e Cianorte lançam livro na Unicamp

Publicado em: 09/04/2010 às 14:14

A obra tem quatro capítulos e fala sobre adaptação da pessoa com deficiência ao handebol em cadeira de rodas, regras do jogo, iniciação ao treinamento e avaliação motora

Professores Gorla, Calegari e Araújo, autores do livro
Livro é lançado em Simpósio de Atividades Motoras, em SP
O coordenador de Educação Física, de Toledo, Décio Calegari, autografa livro para estudante
Equipe de HCR da Unicamp prestigia evento

Professores e um ex-aluno da Universidade Paranaense – UNIPAR, em São Paulo, participaram do lançamento do livro Handebol em Cadeira de Rodas: Regras e Treinamento, de autoria deles, na Faculdade de Educação Física da Unicamp (em 26/3). O evento encerrou as atividades do Simpósio de Atividade Motora Adaptada.

O livro é de autoria de três professores: Décio Roberto Calegari - coordenador do curso de Educação Física/Campus Toledo (que na oportunidade ministrou palestra para alunos da graduação), José Irineu Gorla - ex-diretor de extensão da UNIPAR e chefe do departamento de Educação Física Adaptada da Faculdade de Educação Física da Unicamp, e Paulo Ferreira de Araújo – diretor adjunto da Faculdade de Educação Física da Unicamp e orientador de doutorado dos professores Gorla e Calegari.

Na obra, os autores demonstram que a facilidade da aprendizagem e a capacidade de inclusão de ‘novos’ deficientes tornam o Handebol em Cadeira de Rodas uma modalidade atrativa e que pode vir a se tornar uma ferramenta eficaz para a inclusão social da pessoa com deficiência.

Para fundamentar os trabalhos de quem iniciará a prática do treinamento em HCR, o livro traz um resgate histórico e conceitual do esporte adaptado brasileiro, registra as principais iniciativas nacionais e apresenta propostas de adaptação das regras, abordando a metodologia do HCR e seus fundamentos técnicos e táticos.

O exemplar está dividido em quatro capítulos. O 1º aborda o Esporte Adaptado; o 2º, Regras do Jogo de Handebol em Cadeira de Rodas; o 3º, Iniciação ao treinamento do Handebol em Cadeira de Rodas; o 4º, Avaliação Motora em HCR.

Os co-autores também prestigiaram o lançamento: professores Ricardo Alexandre Carminato - coordenador do curso de Educação Física/Campus Cianorte, e Anselmo de Athayde Costa e Silva - ex-aluno de Educação Física da UNIPAR e, atualmente, bolsista de mestrado da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Em Toledo, o lançamento do livro está marcado para o dia 3 de maio. Além dos autores, está confirmada a presença do vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Mizael Conrado, que proferirá a Aula Magna do curso de Educação Física.

Nesta semana, outro fato foi comemorado por Calegari, a convocação feita pelo presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira, para integrar a comissão técnica da primeira fase de Treinamento da Seleção Brasileira Júnior, equipe masculina, e dos Jogos Amistosos na Dinamarca, que acontecem nesta terça.

APOIO Calegari agradece a Reitoria pelo incentivo a inclusão da pessoa com deficiência, através dos projetos UNIPAR sem barreiras e AMA (Atividade Motora Adaptada), que são viabilizados pela DEGEU (Diretoria Executiva de Gestão da Extensão Universitária). Os diretores Leonildo Bagio, “por sua visão empreendedora e organizacional, que permitiu desenvolver os conceitos de autonomia e sustentabilidade na implantação do HCR em Toledo” e Miriam Fecchio Chueiri, “que adotou a modalidade desde a implantação do curso de Educação Física em Cianorte e desenvolve um trabalho de alto nível, mantendo a UNIPAR na vanguarda das ações desenvolvidas no HCR”. O professor agradece aos acadêmicos de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e de outros cursos, “que voluntariamente dedicaram esforço e tempo para construir uma utopia, que se tornou realidade e que consagra toda a dedicação dos dirigentes, professores e alunos envolvidos no projeto”. Décio lembra ainda dos parceiros - empresas e prefeituras - que acreditaram na proposta e viabilizaram a implantação de quinze equipes em quatro estados brasileiros e contribuíram para a organização do Encontro Sulamericano, do Campeonato Brasileiro e de Campeonatos Estaduais no Paraná, em São Paulo e Santa Catarina.

Redes sociais>